Rolim de Moura,

Abertura das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil é realizada em Rondônia
Abertura oficial das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil aconteceu no Colégio Tiradentes, em Porto Velho

Publicado 14/04/2022
A A

Aconteceu nesta quarta-feira (13) a abertura para as ações em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil no Colégio Tiradentes de Porto Velho (CTPMII). Entre as atividades, ocorreu o lançamento do Concurso de Redação para alunos de escolas estaduais e colégios militares de Rondônia, com o tema: “Soberania é Liberdade: Bicentenário da Independência do Brasil”.

O concurso é uma ação pedagógica de incentivo à leitura e à escrita, que valoriza o contexto histórico do país destacando a Independência do Brasil. O projeto propõe uma reflexão crítica aos alunos sobre o processo que o Brasil passou de colônia portuguesa à construção de uma nação ao longo de 200 anos.

O evento é direcionado aos estudantes das escolas militares, do Programa Escola do Novo Tempo e do Projeto Guaporé (9º ano Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio).

Segundo a coordenadora do concurso de redação, Izis Cubia, o projeto é uma parceria pedagógica, entre a Casa Militar e a Secretaria de Educação do Estado – Seduc que ficaram responsáveis pela realização do concurso.

“Por meio do concurso de redação haverá um estímulo do contexto histórico que é muito importante para o nosso País e incentivo à produção textual do estudante. O objetivo do processo de construção de desenvolver essa ação pedagógica é trazer essa consciência desse período que foi vivenciado historicamente há 200 anos para nossa realidade. Qual foi a consequência que esse processo de independência nos trouxe, que foi justamente a liberdade do nosso País e fazer com que os estudantes compreendam o que é o patriotismo”, disse Izis Cubia.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, participou da abertura das atividades e falou sobre a importância do conhecimento da história. “Essa ação é o reconhecimento da nossa história, valorização daquilo que foi feito para as autoridades no passado quando éramos dependentes de Portugal e nos tornamos independentes. Hoje estamos com o Brasil, país constituído, independente que continua lutando cada vez mais pelo seu fortalecimento. A redação é uma forma de fazer com que nossos estudantes da Rede Estadual de Ensino, possam ler, conhecer mais e saber da importância dos atos históricos”, pontuou.

“A iniciativa é muito importante para envolver os alunos sobre a nossa história. Até o dia 7 de setembro, dia da Independência outras atividades serão realizadas nas escolas. A premiação acontecerá no dia 7 de setembro e o 1º lugar do concurso receberá um tablete, 2º lugar um celular, 3º lugar uma caixinha de som”, destacou a secretária de Estado da Educação, Ana Pacini

Até o Dia da Independência acontecerão ciclos de palestras nas escolas estaduais, concurso de artes plásticas e a Semana da Pátria, com abertura no dia 1º de setembro de 2022. A cerimônia será realizada na praça central do Palácio Rio Madeira – PRM. O encerramento e a premiação do concurso acontece dia 7 de setembro com desfile da Independência.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram