Rolim de Moura,

Série B do Rondoniense chega a sua nona edição em 2022
Competição foi retomada em 2021 e teve o Pimentense como campeão

Publicado 14/07/2022
A A

A Série B do Campeonato Rondoniense chega a sua 9ª edição. Neste ano, Guaporé, Ji-Paraná e Vilhenense vão brigar por duas vagas na elite do futebol local.

Iniciada em 2005, a Série B do Campeonato Rondoniense é o caminho para a elite do futebol local. 

Rebaixado no ano passado, o Ji-Paraná vai para sua quarta participação na divisão de acesso. Já o Guaporé e o Vilhenense irão debutar na competição estadual. "São equipes tradicionais que estão retornando pelo caminho correto que é a Série B do Campeonato Rondoniense. Teremos uma grande competição e a disputa será acirrada pelas duas vagas na elite do nosso futebol", destacou o presidente da FFER (Federação de Futebol do Estado de Rondônia), Heitor Costa.

A FFER abriu prazo de inscrição até o dia 8 de julho e divulgará nos próximos dias o regulamento e a tabela da Série B do Campeonato Rondoniense 2022. A competição está programada para iniciar no mês de agosto.

História

Ao longo da história da Série B do Campeonato Rondoniense, sete edições foram realizadas pela FFER, dentre os campeões estão: Ulbra (2005), Jaruense (2006), Ariquemes (2007), Espigão (2008), Moto Clube (2009), Ji-Paraná (2011) e Pimentense (2012 e 2021).

Em 2005, a Ulbra ficou com o título da competição ao vencer na decisão o Grêmio. No jogo de ida, as equipes ficam no empate em 0 a 0 no estádio Luizinho Turatti, em Espigão d'Oeste. Já a Coruja superou o Tricolor de Espigão por 1 a 0 no estádio Biancão, em Ji-Paraná. Naquele ano, a Ulbra conquistou sete vitórias, dois empates e sofreu duas derrotas.

Em 2006, a Jaruense foi campeão invicto, conquistando o título de forma antecipada ao vencer os dois turnos da competição. Em sua campanha, o clube de Jaru conquistou seis vitórias e quatro empates.

Em 2007, o Ariquemes foi campeão de forma invicta e sem necessidade de decisão. Em sua campanha, o clube conquistou cinco vitórias e teve um simples empate.

Em 2008, o Espigão ficou com o título da Série B ao superar o Shallon na final. No jogo de ida, os clubes ficaram no empate em 2 a 2 no estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho. Já no segundo jogo, o Espigão venceu por 3 a 0 no estádio Luizinho Turatti e garantiu o acesso.

Em 2009, o Moto Clube conquistou o título da Série B do Campeonato Rondoniense. O Alvirrubro teve cinco vitórias, um empate e sofreu apenas uma derrota. Na decisão, o Moto chegou a ser derrotado no primeiro jogo da decisão pelo Ji-Paraná por 2 a 0 no estádio Biancão. Porém, naquele ano, o Galo da BR não compareceu para a realização do segundo jogo e, com isso, o Moto Clube foi declarado o campeão, enquanto que o Cruzeiro, terceiro colocado, ficou com a segunda vaga do acesso após decisão do TJD-RO (Tribuna de Justiça Desportiva de Rondônia) após desistência do Jipa.

Em 2011, o Ji-Paraná realizou uma campanha impecável com seis vitórias. Em doze jogos, o Galo da BR conquistou 12 vitórias, faturando o título da Série B do Rondoniense de forma antecipada. O segundo colocado, União Cacoalense, também garantiu acesso naquele ano.

Em 2012, Santos e Pimentense decidiram o título da Série B do Rondoniense. No jogo de ida, os clubes ficaram no empate em 2 a 2 no estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho. Já, no jogo de volta, o Pimentense goleou o Santos por 3 a 0 no estádio Luiz Alves Athaídes, em Pimenta Bueno, e garantiu a conquista e o acesso à elite.

Em 2021, Pimentense e Genus duelaram pelo título da competição. Em campo, o Rubro Negro venceu por 3 a 2 no estádio Aluízio Ferreira e levantou a taça de campeão.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: FFER