Rolim de Moura,

Time vence discriminação por ser ribeirinho, come peixe com farinha em comemoração e avisa: "A diferença é comer o peixe"
Distrito de Calama só tem ligação com o centro de Porto Velho através de barco

Publicado 20/07/2022
Atualizado 20/07/2022
A A

"Diziam que éramos comedores de peixe frito e farinha"
— Jana Gusmão

Esse era o comentário que os alunos da escola General Osório, do distrito de Calama, em Porto Velho, ouviram após chegarem a decisão da fase Macrorregional Metropolitana dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer 2022) realizada em Porto Velho. A resposta veio em campo com o título, sobre o Major Guapindaia, com a vitória por 4 a 1, no futebol juvenil. Após o duelo, a comemoração veio a altura com um banquete em meio ao gramado do campo do Colégio Tiradentes.

– Tivemos a recepção sofrida de algumas torcidas por sermos de tão longe. Que seríamos comedor de peixe. Estamos extremamente felizes. Pra chegar aqui não é fácil. Foram 14 horas de barco. Mostramos que a diferença é comer o peixe. Vencemos tudo isso com um tapa na cara do preconceito porque independe da onde você está você pode ter qualidade – disse Jana Gusmão, diretora da escola General Osório.

Na decisão, a equipe venceu o Major Guapindaia por 4 a 1 no campo do Colégio Tiradentes, na região central de Porto Velho. Os gols da equipe vencedora foram marcados por Levi, Raí, Riquelme e João. Daniel Prado diminuiu para o Major.

Para chegar ao distrito de Calama, só utilizando o barco. Joelson Pereira é professor dos atletas, ele revelou que sofreu do mesmo comentário quando estava tirando o diploma na faculdade. Mas, que é possível reverter esse cenário com bons trabalhos.

- Sou professor lá em Calama e observei isso. Era questionado sobre isso com meus colegas. Existe aquela brincadeira e tals: "Comedor de mandi", dizem eles. É um tipo de discriminação – relata Joelson Pereira de Araújo.

Na campanha, a equipe ficou no grupo B da competição junto com as escolas Professor Daniel Neri da Silva e o próprio Major Guapindaia.

Durante a fase de classificatória os atletas de Calama empataram em 3 a 3 com o Major e venceram por 5 a 0 o time do Daniel Neri. Nas semifinais, o General Osório aplicou 8 a 1 no Cláudio Manoel da Costa para chegar a decisão.

A equipe agora se classificou para a etapa estadual dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer 2022). O Major Guapindaia também está classificado.

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: GE/RO