Rolim de Moura,

Brasil fatura ouro e prata no Desafio de Bocha Paralímpica em Roma
País subiu 5 vezes ao pódio em torneio preparatório para Mundial no RJ

Por Redação
Publicado 13/09/2022
A A

A dupla brasileira Matheus Carvalho e Evelyn Oliveira faturou a medalha de ouro nesta terça-feira (13) na disputa de pares BC3 no Desafio Internacional de Bocha Paralímpica, em Roma (Itália).  No último dia do torneio, que serve de preparatório para o Campeonato Mundial no Rio de Janeiro - de 5 a 13 de dezembro – também teve prata do trio Iuri Tauan, Andreza Vitória e Maciel Santos na competição por equipes BC1/BC2. 

A delegação nacional encerra a participação em Roma com cinco medalhas. Nas disputas individuais na segunda (12), Matheus Carvalho e Andreza Vitória de Oliveira foram prata, e Evelyn Oliveira bronze.

“Essa competição aqui na Itália foi quase um pré-mundial pelo nível que estava de países e quantidade de atletas. Essa medalha de ouro dá um gás para irmos em busca de mais dois ouros: um no Bahrein e outro no mundial”, analisou Matheus Carvalho, campeão na disputa de pares ao lado da medalhista Evelyn Oliveira (ouro na Rio 2016). A dupla superou adversários turcos (prata) e tailandeses (bronze) na classe BC3 ( atletas que usam instrumentos auxiliares e podem ser ajudados por outra pessoa).

Na disputa por equipes BC1/BC2, o trio brasileiro perdeu a briga pelo ouro para a Hong Kong, que venceu por 8 a 3. O bronze ficou com a Tailândia.  Na classe BC1 os atletas jogam com mãos ou pés, podendo ter um auxiliar que lhes entregue as bolas, o que não ocorre na BC2, na qual não é permitida ajuda.

A delegação brasileira viajou à Roma com 10 atletas, e para parte deles – classes BC1, BC2 e BC4 – foi a última competição antes do Mundial no Rio de Janeiro.  O calendário para os demais prevê ainda a etapa da Copa do Mundo em Bahrein, de 4 a 12 de novembro.

O Campeonato Mundial de Bocha Paralímpica reunirá mais de 170 atletas de 40 países de 5 a 13 de dezembro no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, na zona oeste da capital fluminense. A entrada será gratuita.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram