Rolim de Moura,

Deputados estaduais aprovam projeto de lei que institui o Março Lilás em RO
Proposta institui a campanha de conscientização e combate ao câncer de colo de útero no estado.

Por Redação
Publicado 09/12/2022
A A

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou, nesta quinta-feira (7), o projeto de Lei 1555/2022 de autoria da deputada estadual, Rosangela Donadon (União Brasil) que institui o “Março Lilás” como campanha de conscientização e combate ao câncer de colo de útero no calendário do Estado de Rondônia. Segundo a parlamentar, o projeto visa sensibilizar a população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, com orientações sobre o tratamento adequado, bem como sobre o encaminhamento dos casos às instituições de saúde pública, especializadas.

Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, excluídos os de tumores de pele não melanoma, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres, sendo a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Para o ano de 2023 foram estimados 17.010 casos novos, o que representa um risco considerado de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres. A região Norte é a única no Brasil em que a incidência do câncer de colo de útero supera a do câncer de mama.

A importância da conscientização sobre este tipo de câncer é que na grande maioria das vezes, a doença pode ser evitada. Neste sentido, a campanha tem como finalidade ampliar o acesso à informação para todo o Estado, alcançando as mulheres do interior, através de mobilização para a prevenção e combate do câncer de colo de útero.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram