Rolim de Moura,

Visita institucional do Ministério Público ao Presidente Marcelo Cruz reafirma a harmonia entre os Poderes
A Assembleia Legislativa não vai medir esforços para garantir o pleno trabalho do MP

Publicado 13/02/2023
Atualizado 13/02/2023
A A

O Presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Deputado Marcelo Cruz (Patriota), recebeu no gabinete da presidência, na manhã desta segunda-feira, 13, o Procurador Geral do Ministério Público do Estado (MP), Dr Ivanildo de Oliveira, Promotor de Justiça Dr Tiago Nunes, e o Chefe de Gabinete da Procuradoria, Alexandre Jesus de Queiroz. Participaram também da reunião os deputados Ismael Crispim (PSB), Ezequiel Neiva (União) e Lucas Torres (PP).

De acordo com o presidente, a visita foi uma cortesia institucional, com o objetivo de alinhar os trabalhos entre as duas instituições em prol da população e o desenvolvimento do Estado. Para Marcelo Cruz, a atuação do Ministério Público de Rondônia é de extrema importância para garantir o cumprimento da legislação, fiscalizar a atuação dos poderes e colaborar para o pleno andamento do poder público estadual.

“O Ministério Público é um braço forte do Estado, um apoio imprescindível para a promoção da justiça social, ajudando para que o cidadão tenha seus direitos observados e garantidos. Temos nas pessoas dos nossos procuradores, liderados pelo presidente Dr. Ivanildo de Oliveira, a garantia da fiscalização e proteção dos direitos fundamentais da sociedade”, disse.

“Ficamos muito gratos pela visita dos procuradores e nos colocamos à disposição do Ministério Público do Estado. A assembleia Legislativa não vai medir esforços para garantir o pleno trabalho do MP em prol da promoção da justiça pública e do bem estar do cidadão”, completou Marcelo Cruz.

Papel MP

O Ministério Público (MP) tem como papel fiscalizar e proteger os princípios e interesses fundamentais da sociedade. Por isso, seu funcionamento é independente de qualquer dos três Poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário.

Para garantir que o seu trabalho esteja livre de intervenção de qualquer dos poderes, a Constituição Federal reserva a ele uma seção específica, no Capítulo "Das Funções Essenciais e Justiça". Mas não se trata de ser simplesmente o guardião da lei: apesar de incluir o aspecto da legalidade, a missão do Ministério Público vai muito além desse campo. Abrange também a guarda e a promoção da democracia, da cidadania e da justiça e da moralidade.

Além disso, cuida dos interesses da sociedade de uma maneira geral, principalmente nos setores mais vulneráveis e mais necessitadas de amparo, como as etnias oprimidas, o meio ambiente, o patrimônio público e os direitos humanos, entre outros.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: ALE/RO