Rolim de Moura,

Multas de R$ 21 milhões aplicadas a empresas por exploração ilegal de madeira em MT
Fraudes envolvendo 41 empresas resultam em exploração ilegal e desmatamento em MT, RO e PA.

Publicado 24/03/2023
A A

Uma investigação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) identificou um esquema ilegal de fraudes envolvendo 41 empresas madeireiras em Mato Grosso e Rondônia. A operação resultou em embargos e multas às empresas, totalizando R$ 21 milhões.

Durante quatro meses, os fiscais descobriram que mais de 22 mil metros cúbicos de madeira foram comercializados utilizando informações falsas. O esquema funcionava por meio de créditos virtuais de madeira informados ao Sistema de Controle de Produtos Florestais do Estado de Mato Grosso (Sisflora-MT), sendo utilizados para acobertar a exploração ilegal na Floresta Amazônica.

Madeira de áreas protegidas foi "esquentada" e vendida como se fosse de origem legal. O caso será encaminhado ao Ministério Público de Mato Grosso para responsabilização criminal dos envolvidos.

A Operação Custódia dá continuidade às investigações iniciadas em 2021 e 2022, revelando que mais de meio milhão de metros cúbicos de madeira ilegal foram introduzidos na cadeia produtiva. O desmatamento da Amazônia Legal cresceu no período, registrando a maior área desmatada dos últimos 15 anos.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram