Rolim de Moura,

A 10ª Edição da Rondônia Rural Show abriu espaço para o povo indígena, e Txai Suruí é uma das palestrantes deste evento

Publicado 26/05/2023
Atualizado 27/05/2023
A A
Foto: Ji-Paraná Noticias

Para falar de um assunto do momento, a relação entre a preservação ambiental e a situação climática, uma necessidade que vem tomando as rodas de conversações deste planeta, a ativista indígena Txai Suruí, é uma das palestrantes nesta 10ª Edição da Rondônia Rural Show Internacional.

Bom entender que quando se fala de meio ambiente ele é um conjunto de elementos e processos biológicos que orientam e criam alguma condição necessária para a vida no planeta terra. É do meio ambiente que os seres humanos retiram os recursos essenciais para a manutenção da vida e do funcionamento da sociedade, especialmente em se tratando do desenvolvimento da economia no mundo.

O desequilíbrio do meio ambiente desencadeia os problemas ambientais. Por isso o foco da palestra que a ativista indígena Txai Suruí vai proferir nesta feira, trata diretamente da preservação ambiental, a qual contribui para diminuir a crise climática tão em foco nos dias de hoje.

Para a ativista essa situação vem afetando não somente os povos indígenas, mas o próprio agricultor e as demais pessoas, exemplificando com as alagações que atingem tanto o setor urbano quanto o rural. Dado a isso a importância de discutir um tema como esse na maior feira de agronegócios da região Norte do Brasil, levando as pessoas a raciocinarem sobre a preservação das florestas pensando num futuro habitável para as próximas gerações.

Ela cita ainda que discutir preservação não é uma pauta fácil, e credita isso a um grande desconhecimento, e isso dá a impressão que é um grupo contra outro, mas pensando bem é por um objetivo comum que é a qualidade de vida para todos, com água limpa, comida saudável e sem veneno, mas entende que é muito difícil dialogar sobre essa situação.

Ela acrescenta que hoje os índios Suruí também já são produtores de café, cacau, etc, mas de forma diferente, usando agro florestas, sem o uso de defensivos e produzindo de forma diferente. O espaço disponibilizado dentro da Rondônia Rural Show Internacional é a oportunidade de compartilhar esse conhecimento com outras pessoas, com outros produtores e exportar um pouco da sabedoria dos povos indígenas.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Foto: Ji-Paraná Noticias