Rolim de Moura,

Companhia Yaporanga de Porto Velho se apresenta na 10ª Edição da Rondônia Rural Show com dança e encenação do Curupira

Publicado 27/05/2023
Atualizado 27/05/2023
A A
Foto: Ji-Paraná Noticias

Para entender o Curupira é um ser folclórico brasileiro muito conhecido como o Guardião da Floresta, contando a lenda que ele pune aqueles que derrubam árvores ou mesmo mata animais. Ele se originou na cultura indígena brasileira e se espalhou por todo o país.

A lenda diz que o Curupira teria a característica física pequena, “Anão”, com cabelos vermelhos como fogo e os pés ao contrário, isso quer dizer, com os calcanhares para frente. Seu papel é guardar as florestas punindo aqueles que fazem mal a ela.

A Companhia Yaporanga de Porto Velho, um grupo de dança e teatro, se apresentou na 10ª Edição da Rondônia Rural Show, onde além da dança fizeram uma encenação do Curupira.

André Uchoa um dos líderes da companhia disse que o grupo está completando 25 anos, e o grupo tem por finalidade defender a preservação da Amazônia e dos povos originários, os índios.

A agenda da companhia é cheia, com eventos durante todo o ano, agora, por exemplo, vem ensaiando para a apresentação no Flor de Maracujá, que acontece no mês de junho em Porto Velho. O grupo atende também a convites, como foi o caso da Rondônia Rural Show, e por todo o Estado com apresentações de danças e encenação que podem durar de 10 a 30 minutos, inclusive nas apresentações do Boi Bumbá.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Foto: Ji-Paraná Noticias
Foto: Ji-Paraná Noticias