Rolim de Moura,

Comissão de Cultura divulga nomes agraciados no primeiro Prêmio Paulo Gustavo

Por Redação
Publicado 02/06/2023
A A

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados divulgou nesta quinta-feira (1) os nomes dos cinco agraciados com o Prêmio Paulo Gustavo. O objetivo da premiação, que está em sua primeira edição, é condecorar anualmente até cinco artistas, personalidades, grupos, organizações ou iniciativas por suas contribuições à cultura brasileira por intermédio do humor e da comédia, incluídas as artes circenses e as formas de comicidade popular.

A indicação é feita por deputados, e os escolhidos recebem um diploma de menção honrosa. A solenidade de entrega do prêmio está marcada para o dia 21 de junho, às 10 horas, no Salão Nobre da Câmara.

Confira os escolhidos:
- Tom Cavalcante;
- Matheus da Costa Carvalho;
- Samantha Schmutz;
- Maria Bopp; e
- Teuda Magalhães Fernandes - Teuda Bara.

Paulo Gustavo
Paulo Gustavo foi um humorista, ator e roteirista brasileiro que ficou conhecido por suas performances cômicas no teatro, na televisão e no cinema. Nascido em Niterói, no Rio de Janeiro, em 1978, Paulo Gustavo começou sua carreira artística em 2005, quando estreou seu primeiro espetáculo solo, "Minha Mãe é uma Peça". A peça se tornou um sucesso imediato, e Paulo Gustavo passou a ser reconhecido como um dos principais nomes do humor brasileiro.

Sua morte prematura, em 4 de maio de 2021, aos 42 anos, deixou uma lacuna na cultura e no humor brasileiro. Uma de suas contribuições para a cultura foi popularizar o humor que aborda a vida cotidiana e as relações familiares, trazendo para o palco e para a tela a realidade da classe média brasileira. Paulo Gustavo também foi um ativista pelos direitos LGBTQIA+, usando sua visibilidade para lutar contra a homofobia e para promover a aceitação e a igualdade.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram