Rolim de Moura,

Comissão ouve ministro da Pesca sobre diretrizes da pasta

Por Redação
Publicado 14/06/2023
A A

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados recebe, na quarta-feira (14), o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, com o objetivo de conhecer as diretrizes do ministério para este ano.

O deputado Albuquerque (Republicanos-RR), que solicitou a realização da audiência pública com o ministro, cita dados da Associação Brasileira de Piscicultura, segundo os quais o Brasil atingiu, em 2022,  86 milhões de toneladas de peixes cultivados, com receita de cerca de R$ 9 bilhões ao ano e gerando três milhões de empregos.

"O Brasil possui grande potencial produtivo de espécies nativas. Nas bacias hidrográficas brasileiras, de acordo com a Embrapa, destacam-se 52 espécies nativas. Porém, poucas delas possuem tecnologia de produção totalmente desenvolvida e consolidada para as diferentes fases de cultivo", afirma o deputado.

Albuquerque ressalta ainda que, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a aquicultura é a maneira mais rápida de produzir proteína animal, o que a torna essencial para o combate à fome. "Ainda é preciso superar barreiras e investir mais em conhecimento e pesquisa para que o País deixe de ser um importador e passe a ser um exportador de pescado. O ponto chave para o Brasil se tornar uma superpotência em aquicultura é investimento em pesquisa e tecnologia", diz.

A audiência pública está marcada para as 10 horas, no plenário 6.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram