Rolim de Moura,

Comissão da Saúde debate a jornada do paciente renal no SUS
Parlamentar quer discutir a lacunas na assistência às pessoas com a doença

Por Redação
Publicado 27/06/2023
A A

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados debate, nesta terça-feira (27), a jornada da pessoa com doença renal no Sistema Único de Saúde (SUS). O deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO), que propôs o debate, quer discutir as lacunas tanto na Atenção Primária à Saúde quanto na atenção especializada, no que diz respeito à carência de medicamentos, exames e consultas especializadas, e a inexistência de contrarreferência e de nefrologista para o acompanhamento dos casos.

O parlamentar explica que o diabetes é a principal causa de doença renal crônica no mundo e a segunda causa de ingresso na terapia renal substitutiva no Brasil, segundo o Censo Brasileiro de Diálise de 2020.

"O tratamento das pessoas com diabetes e o acesso aos exames mais importantes por meio as amostras de urina ou de sangue podem evitar a progressão da doença. Se a pessoa apresentar alteração em sua taxa de filtração glomerular (valores altos de creatinina) por pelo menos três meses consecutivos, é sinal de que já tem a doença crônica renal e precisa ter acesso ao nefrologista com urgência", explica.

Foram convidados, entre outros, o coordenador-geral de Atenção Especializada
Ministério da Saúde, Rodrigo de Almeida, e a coordenadora da Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético e Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e em Obesidade (Abad), Vanessa Pirolo.

O debate será realizado à 10 horas, no plenário 7.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram