Rolim de Moura,

Projeto prevê placas especiais em carro oficial de deputado e senador
Autor diz que objetivo da proposta é dar publicidade a veículo pago com recursos públicos

Por Redação
Publicado 06/07/2023
A A

O Projeto de Lei 1243/23 inclui os carros destinados aos deputados federais e aos senadores entre os veículos de representação usados por autoridades com direito ao uso de placas especiais. O texto em análise na Câmara dos Deputados altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“A finalidade da placa especial é conferir publicidade ao veículo adquirido ou locado com recursos públicos, de modo a permitir o controle interno e externo, sobretudo aquele exercido pela sociedade”, disse o autor da proposta, deputado Capitão Augusto (PL-SP), ao defender a inclusão de congressistas na atual regra.

Atualmente, o CTB determina que placas especiais com as cores verde e amarela serão instaladas nos veículos de representação pessoal do presidente da República, do vice-presidente, dos ministros de Estado, dos presidentes do Senado e da Câmara, dos ministros do Supremo Tribunal Federal, do advogado-geral da União e do procurador-geral da República.

Além disso, a lei exige que placas especiais definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) serão usadas em carros de governadores, prefeitos, secretários estaduais e municipais; de presidentes das assembleias legislativas, da Câmara Distrital do Distrito Federal e das câmaras municipais; de presidentes dos tribunais federais, estaduais e do Distrito Federal; do chefe do Ministério Público nos estados e no Distrito Federal; e de oficiais generais das Forças Armadas.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram