Rolim de Moura,

Governo do Estado faz repasse de mais de R$ 960 mil para o Programa Policial Militar Mirim na retomada das atividades

Por Redação
Publicado 06/07/2023
Atualizado 06/07/2023
A A

Para viabilizar a implantação do programa Policial Militar Mirim, em Porto Velho e outros 17 municípios rondonienses, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas, fez o repasse de mais de R$ 960 mil para a compra de materiais de consumo, como uniformes de instrução, passeio, operacional e acessórios, bem como, materiais esportivos para atendimento de 982 alunos.

O objetivo do programa é promover a inserção de adolescentes que se encontram em situação de risco ou vulnerabilidade social, em um ambiente mais favorável e voltado ao desenvolvimento de habilidades afirmativas, bem como garantir o fortalecimento dos laços familiares e escolares.

Na terça-feira (4), a Escola Estadual Orlando Freire, em Porto Velho, foi palco da abertura do programa, vinculado à Polícia Militar de Rondônia – PMRO e à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, com o apoio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas desde 2019.

O evento contou com a presença de pais de alunos, educadores, colaboradores da escola e autoridades, como a secretária Luana Rocha, que destacou a importância do programa na formação de um cidadão respeitável, diligente e compromissado consigo mesmo, com sua família e a sociedade em que está inserido, gerando assim, um caminho voltado à dignidade e com perspectivas de um futuro melhor. Participaram, ainda, o adjunto da Sesdec, Hélio Gomes; o coordenador do programa, tenente-coronel Silva e cerca de 150 alunos de cinco pelotões da Polícia Militar das Escolas Osvaldo Piana, Hélio Botelho, Roberto Pires, Bela Vista, além da Orlando Freire.

Para o governador Marcos Rocha, o programa é importante por estimular a formação de jovens mais comprometidos com o futuro e uma sociedade mais justa. “Tudo começa pelo fortalecimento dos vínculos familiares; dessa forma, o Governo tem fomentado ações que viabilizam as áreas que integram a comunidade,  refletindo na formação de jovens conhecedores dos seus direitos e deveres”, pontuou.

A titular da Seas, Luana Rocha, ressaltou que, “a implantação do Policial Militar Mirim é mais uma iniciativa do Governo Estadual, para que possamos diminuir a criminalidade entre os jovens, dando oportunidade para que possam crescer e se desenvolver socialmente. E a Seas, sabendo da importância, abraçou mais esta ação, contribuindo com o repasse desses recursos”.

HISTÓRICO

O programa que antes era denominado Guarda Mirim consiste em um trabalho cooperativo entre a polícia, a família e colaboradores, voltado às crianças e adolescentes em situações de risco e vulnerabilidade, conciliando estudo com atividades preventivas.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram