Rolim de Moura,

Comissão debate proposta que institui política de saúde funcional

Por Redação
Publicado 08/08/2023
A A

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados debate, nesta terça-feira (8), proposta que trata da Política Nacional de Saúde Funcional, baseada na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (PL 1673/21).

Para a deputada Erika Kokay (PT-DF), que solicitou o debate, a existência de uma Política de Saúde Funcional é de extrema importância para quem tem uma doença crônica e incurável. "A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) é uma ferramenta que pode ajudar na compreensão das necessidades de saúde das pessoas com doenças crônicas e na definição de políticas públicas mais adequadas", afirma.

Para a construção dessa política, ela defende a necessidade de que pessoas envolvidas na questão possam contribuir com seus conhecimentos e experiências para a construção de uma política de saúde funcional que "contemple as necessidades de todas as pessoas com deficiência e doenças crônicas, garantindo o acesso aos serviços de saúde de forma equitativa e justa".

Foram convidados para o debate, entre outros:
- o professor na área de Anestesiologia e Dor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Wolnei Caumo;
- a diretora do Comitê Científico da Associação Nacional de Fibromialgia e Doenças Correlatas (Anfibro), Genilza Valente; e
- o representante da Associação Internacional de Especialistas e Pesquisadores em Funcionalidade Eduardo Santana Cordeiro.

A reunião será realizada às 10 horas, no plenário 5.

O debate poderá ser acompanhado pelo canal no YouTube da Câmara dos Deputados.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram