Rolim de Moura,

Ministério da Educação reconhecerá, pela primeira vez, diploma da CBF Academy
A confederação fechou convênio com o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa.

Por Redação
Publicado 25/08/2023
A A

O braço educacional da CBF, a CBF Academy, pela primeira vez, vai oferecer diploma reconhecido pelo Ministério da Educação. É que, até hoje, a confederação não tinha nenhuma instituição de ensino para chancelar a qualidade dos seus cursos. Mas, há pouco, a confederação fechou parceria com Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, o IDP. A ideia é ampliar o reconhecimento acadêmico e o alcance das iniciativas educacionais e mercadológicas necessárias ao desenvolvimento de toda cadeia produtiva do futebol brasileiro, de forma presencial e online: no Brasil e no exterior com credenciamento do MEC. Aliás, hoje, o mercado europeu já aceita o diploma de técnico de futebol com diploma da CBF Academy.

O diretor do IDP, Francisco Mendes, diz que pretende, inicialmente, expandir os cursos para os países de língua portuguesa: "O objetivo é expandir os cursos para vários países do mundo, mas devemos começar pelos países de língua portuguesa. Como nós cumprimos os requisitos do MEC, podemos formar mão de obra muito qualificada com cursos de mestrado e doutorado. Vamos fazer, por exemplo, um MBA em gestão esportiva ou direito desportivo. Analisaremos os cursos que a academia já oferece e sugerir outros".

A CBF e o IDP reconhecem que o futebol é uma grande atividade econômica e relevante para o mundo. O objetivo é que o acordo contribua para o desenvolvimento humano e social, além de gerar de mais emprego e renda em todo o país. A CBF Academy, esse ano, deve apresentar crescimento superior a 30% na oferta de turmas e 25% em suas receitas em comparação a 2022.

Atualmente, a academia conta com 25 cursos - entre eles, formação de treinadores de futebol, de futsal, de beach soccer, além de cursos de análise de desempenho, psicologia, preparação física, preparação de goleiros. A CBF, como se sabe, por força de sua filiação à Fifa e à CONMEBOL, é a única entidade brasileira autorizada, de forma exclusiva, a liderar e dirigir o futebol no território brasileiro, com atividades de caráter privado e sem fins lucrativos.

Fonte: Oglobo.globo.com

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: FFER