Rolim de Moura,

Comissão debate prestação de contas no fomento à Cultura

Por Redação
Publicado 28/08/2023
A A

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados debate nesta quarta-feira (30), a prestação de contas pelo objeto na área do fomento à cultura no Brasil. O debate foi proposto pela deputada Lídice da Mata (PSB-BA).

Na avaliação da deputada, a Lei Aldir Blanc revelou a urgente necessidade de regulamentação da prestação de contas no âmbito cultural, delimitando a entrega por resultados, pelo cumprimento do objeto, e não por procedimentos de compras. "Acreditamos ser o diálogo a via para a construção de alternativas na prestação de contas na perspectiva do objeto na área do fomento cultural do Brasil", afirma Lídice da Mata.

Ela acrescenta que tramita na Câmara o PL 3905/21, que visa dentre outros, a criação de um modelo de prestação de contas pelo objeto na área do fomento a Cultura no Brasil. O texto aguarda análise da CCJ.

Segundo a parlamentar, o Poder Público corrobora com o cenário ao impor exigências burocráticas excessivas para o acesso aos editais e às chamadas públicas de fomento a cultura, bem como, a sua sistemática de execução e prestação de contas afastadas do objeto.

Foram convidados:
- a subsecretária de Gestão na Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura do Rio de Janeiro, Ericka Gavinho;
- o subsecretário de Gestão de Prestação de Contas e Tomada de Contas do  Ministério da Cultura, Sandro Regueira; e
- um representante do Tribunal de Contas da União.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram