Rolim de Moura,

Comissão da Amazônia discute criação do Dia da Medicina Tradicional Africana
Segundo a OMS, 34 institutos de pesquisa espalhados no mundo se debruçam à investigação da medicina tradicional

Por Redação
Publicado 01/09/2023
A A

A Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados debate, nesta quinta-feira (31), a criação de um Dia da Medicina Tradicional Africana.

O debate atende às exigência da lei Lei 12.345/10 determina que a instituição de datas comemorativas seja objeto de projeto de lei, acompanhado de comprovação da realização prévia de consultas e audiências públicas com amplos setores da população.

"Embora a ciência moderna tenha validado muitos dos remédios utilizados na medicina tradicional da África, o conceito basilar desse sistema medicinal está longe de ser bem compreendido pela população em geral, por isso a necessidade do debate", afirma o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), que pediu a realização do debate.

O deputado cita dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo os quais, existem 34 institutos de pesquisa espalhados por 26 países que se debruçam à investigação e ao desenvolvimento da medicina tradicional.

""O sistema de medicina tradicional africano é composto de três partes essenciais: a substância medicinal ativa, as forças espirituais e o espírito humano", explica Alencar. "Para os africanos, viver é um ato religioso e a arte de curar faz parte da religião desses povos", conclui.

A audiência será realizada no plenário 12, a partir das 13 horas.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram