Rolim de Moura,

Comissão discute como compensação econômica podem ajudar a proteger o meio ambiente
O pagamento por serviços ambientais, o ICMS Ecológico e o mercado de carbono são exemplos desses instrumentos econômicos

Por Redação
Publicado 25/09/2023
A A

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados discute nesta terça-feira (26) como instrumentos de compensação econômica podem auxiliar a proteger o meio ambiente. A audiência será realizada no plenário 3, a partir das 9 horas e poderá ser acompanhada pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube.

O debate foi sugerido pelo presidente do colegiado, deputado Zé Silva (Solidariedade-MG). Ele lembra que a Política Nacional do Meio Ambiente traz como exemplo as seguintes espécies de instrumentos econômicos: as concessões florestais, as servidões florestais e os seguros ambientais.

"Tal rol, no entanto, não é taxativo, inserindo-se nele também a categoria de Pagamento por Serviços Ambientais, o ICMS Ecológico, o mercado de carbono", acrescenta o parlamentar.

Segundo Silva, os instrumentos econômicos complementam os mecanismos de controle porque permitem que a ação protetiva voluntária se converta em fonte de recursos financeiros.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram