Rolim de Moura,

Comissão aprova criação de programa nacional de formação de campeões do breaking
Modalidade estreará em jogos olímpicos no ano que vem, em Paris; projeto de lei segue em análise na Câmara

Por Redação
Publicado 07/11/2023
A A
Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

A Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1990/23, que institui o programa nacional de formação de campeões do breaking para a Olimpíada de 2024 e os jogos olímpicos seguintes. 

Autor da proposta, o deputado Raimundo Santos (PSD-PA) lembra que, em dezembro de 2020, o Comitê Olímpico Internacional (COI) oficializou a entrada do breaking como modalidade olímpica nos Jogos de Paris 2024. 

O objetivo do parlamentar, com a criação do programa, é fortalecer o esporte no Brasil, formar atletas de alto rendimento, revelar novos talentos e promover a inclusão social. 

O relator, deputado Prof. Paulo Fernando (Republicanos-DF), defendeu a aprovação da proposta. “Além de dar mais visibilidade ao breaking no panorama esportivo nacional, a iniciativa pode contribuir para a inclusão social de jovens”, disse.

Diretrizes
Entre outras ações, o programa nacional de incentivo ao breaking prevê:
- realização de competições;
- oferta de treinamento e capacitação técnica a atletas, técnicos e juízes;
- implementação de centros de treinamento e escolinhas; e
- criação de bolsa-atleta para jovens talentos.

Pelo texto aprovado, o órgão competente do Poder Executivo fará, com recursos próprios, a implantação, a coordenação, o acompanhamento e a regulamentação do programa.

Poderão ser feitas parcerias com órgãos do governo federal, de governos estaduais, do Distrito Federal e municipais, com a Confederação Brasileira de Breaking, federações estaduais, o Conselho Nacional de Dança Desportiva, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e outras entidades públicas ou privadas.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram