Rolim de Moura,

Projeto garante direitos a professores realocados por problema de saúde
Na prática, a medida garante a esse educador o direito à aposentadoria especial

Por Redação
Publicado 16/11/2023
A A
Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei 2473/23 assegura a professores readaptados os mesmos direitos previstos em planos de carreira e estatutos do magistério, incluindo a aposentadoria especial. O professor readaptado é aquele realocado para um novo cargo, geralmente na área administrativa ou pedagógica, em razão de limitações adquiridas por problema de saúde.

Na prática, medida garante que esse educador tenha o direito se aposentar cinco anos antes do que seria o tempo de contribuição convencional.

O texto também proíbe expressamente a transferência ou realocação de professores readaptados para funções fora das secretarias de educação.

A deputada Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP), autora do projeto, ressalta que a readaptação do professor ocorre por motivos alheios à sua vontade. "Muitas vezes por alguma doença que os incapacita a continuar em sala de aula.”

“Porém, mesmo não estando mais em sala de aula, após o ingresso por concurso público, esses professores obtêm os direitos inerentes ao cargo ocupado, mesmo após readaptados”, conclui a deputada.

Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Educação; de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram