Rolim de Moura,

Comissão debate reflexos sanitários e ambientais das mudanças climáticas e das ondas de calor

Por Redação
Publicado 17/11/2023
A A
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados debate, nesta quarta-feira (22), os reflexos sanitários e ambientais das mudanças climáticas e das ondas de calor.

O debate foi sugerido pela deputada Ana Pimentel (PT-MG). Ela destaca que a crise climática está provocando impactos diretos na saúde pública de maneira preocupante. "O aumento extremo das temperaturas resulta em riscos elevados de insolação, desidratação e até mesmo mortes, afetando especialmente idosos e crianças", afirma.

Ela acrescenta que a poluição do ar agravada, pelo clima em mudança, está exacerbando doenças respiratórias e cardiovasculares. O cenário, na avaliação dela, leva ainda à expansão de doenças transmitidas por vetores, como malária e dengue; à problemas relacionados à segurança alimentar e ao acesso à água potável; e tem um impacto muito significativo na saúde mental.

"Diante das adversidades do tempo presente, é fundamental reconhecer a crise climática como uma questão de saúde pública e agir com urgência para mitigar também estes efeitos".

O debate será realizado às 16 horas, no plenário 7.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram