Rolim de Moura,

Audiência discute dificuldades enfrentadas para tratar a leucemia mieloide crônica

Por Redação
Publicado 01/12/2023
A A

A comissão especial da Câmara dos Deputados que acompanha o combate ao câncer no Brasil debate na quarta-feira (6) as dificuldades de tratamento da leucemia mieloide crônica. Essa doença é um câncer que se inicia na medula óssea e invade o sangue periférico. Afeta normalmente idosos.

A audiência foi sugerida pela relatora do colegiado, deputada Silvia Cristina (PL-RO), e será realizada no plenário 15, a partir das 15h30.

Debate anterior
Em março do ano passado, a comissão já tinha promovido um debate sobre problemas no fornecimento de medicamentos de quimioterapia oral. Um desses remédios é usado no tratamento da leucemia mieloide crônica.

Na ocasião, o presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, José Francisco Marques Júnior, ressaltou a importância desses fármacos. “A leucemia mieloide crônica é uma doença incurável, mas controlável. Esses remédios revolucionaram o tratamento dessa enfermidade. Com eles, a sobrevida do paciente passa a ser praticamente igual a quem não tem leucemia.”

Números
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que, entre 2023 e 2025, serão registrados 11.540 novos casos.

Sem considerar os tumores de pele não melanoma, a leucemia ocupa a décima posição entre os tipos mais frequentes, atrás dos cânceres de mama; próstata; cólon e reto; traqueia, brônquio e pulmão; estômago; útero; tireoide; cavidade oral e Linfoma não Hodgkin, nesta ordem.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram