Rolim de Moura,

Seminário discute política de valorização das educadoras infantis
Segundo Censo Escolar 2022, mulheres são 97,2% dos educadores de creches e 94,2% dos profissionais da pré-escola

Por Redação
Publicado 05/12/2023
A A

A Câmara dos Deputados promove nesta sexta-feira (8) o seminário "Gênero, raça, cuidado e educação: valorização das educadoras infantis". O debate será realizado no Auditório Nereu Ramos, a partir das 13h30.

O evento é uma parceria das comissões de Educação; de Administração e Serviço Público; de Defesa dos Direitos da Mulher; e de Trabalho. A reunião atende a requerimentos dos deputados Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP), Tarcísio Motta (Psol-RJ), Rafael Brito (MDB-AL), Reimont (PT-RJ), Rogério Correia (PT-MG) e Erika Hilton (Psol-SP).

Professora Luciene Cavalcante ressalta que o trabalho exercido na educação de crianças de 0 a 3 anos é exercido quase que exclusivamente por mulheres. Segundo o Censo Escolar 2022, elas representam 97,2% dos profissionais nas creches e 94,2% na pré-escola.

Segundo a parlamentar, é urgente elaborar políticas públicas que garantam o direito dessas profissionais serem reconhecidas na carreira do magistério, retirando da invisibilidade o trabalho pedagógico que desempenham.

"Apesar de a primeira infância ser um período crucial para o desenvolvimento integral do ser humano, essas profissionais enfrentam uma série de desafios, como baixos salários, falta de reconhecimento, carga horária excessiva, entre outros", aponta.

Luciene Cavalcante acrescenta que o trabalho pedagógico nessa primeira etapa da educação básica abrange uma série de atividades essenciais para o desenvolvimento dos alunos. "Inclui desde ações relacionadas a higiene, alimentação e locomoção, bem como o fornecimento de apoio emocional, escuta ativa, estabelecimento de vínculos afetivos, consolo e encorajamento", enumera.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram