Rolim de Moura,

Comissão aprova projeto que inclui alerta contra maus-tratos a animais em ração
A proposta deve seguir para análise dos senadores

Por Redação
Publicado 06/12/2023
A A

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que obriga os fabricantes de rações e produtos veterinários a incluírem nos rótulos dos produtos o alerta de que é crime abandonar e maltratar animais.

A mensagem deverá informar ainda que, quando se tratar de cão ou gato, a pena nesses casos será de reclusão, de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda.

A advertência também deverá ser colocada em local visível nos estabelecimentos que comercializam os produtos, em clínicas veterinárias e pet shops, e deverá incluir telefone para denúncias.

O descumprimento das regras sujeita o infrator às punições previstas na Lei dos Crimes Ambientais, como multa e suspensão das atividades.

Mudanças
O relator, deputado Victor Linhalis (Podemos-ES), recomendou a aprovação do substitutivo da Comissão de Meio Ambiente, que altera o Projeto de Lei 46/21, do deputado Celso Sabino (União-PA) e da ex-deputada Rose Modesto.

Linhalis também acatou mudanças feitas na Comissão de Agricultura, que isentam os estabelecimentos de criação pecuária e os rótulos de defensivos agrícolas de colocar a mensagem de advertência.

Tramitação
A proposta foi analisada em caráter conclusivo e poderá seguir ao Senado, a menos que haja recurso para votação pelo Plenário da Câmara.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram