Rolim de Moura,

Educação de trânsito para crianças e adultos é realizado em eventos de grande público, na Capital

Publicado 18/12/2023
A A
Foto: Jarlana Davy e Miro Costa

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO) realizou ações educativas de trânsito, neste final de semana, com atendimento de crianças e  adultos em Porto Velho. No sábado, a equipe de educadores da Escola Pública de Trânsito (EPT) marcou presença na 30ª edição do Projeto Tenda Família Cidadã, realizado no residencial Orgulho do Madeira, e no domingo, a participação aconteceu no “Domingão da Sete”, evento lojista com a presença de um grande público.

 TENDA FAMÍLIA CIDADÃ

Realizado no residencial Orgulho do Madeira, em Porto Velho, o evento foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), ocorreu no sábado (16), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Francisca de Jesus Gonçalves, situada na rua Oswaldo Ribeiro, Bairro Socialista. O projeto busca prevenir situações de vulnerabilidade e risco social, com a inclusão de famílias e indivíduos na rede socioassistencial, além de promover o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. 

A diretora da EPT, Junaia Freitas explicou que, as ações educativas do Detran/RO contribuíram para o sucesso da “Tenda Família Cidadã”, reforçando o  compromisso da Autarquia com a comunidade. “O compromisso da educação de trânsito com a população é promover a conscientização, a prevenção e a cidadania no trânsito, objetivando a  redução dos sinistros, preservando vidas e melhorando a convivência entre os diferentes atores do trânsito, como motoristas, pedestres, passageiros e motociclistas”, enfatizou. 

Além das atividades de educação de trânsito realizadas pelos educadores do Departamento de Trânsito, em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes, a “Tenda Família Cidadã”, também ofereceu a comunidade, incluindo a emissão de Cadastro Único, Carteira do Idoso, Carteira do Autista e Id Jovem. Além disso, serviços como condicionalidades do Programa Bolsa Família, assessoria jurídica pela Defensoria Pública (DPE), tarifa social e negociação de dívidas com a empresa de distribuição de energia, vacinação, educação ambiental, entre outros serviços.

DOMINGÃO DA SETE

A terceira edição 2023, do evento de lojista de Porto Velho, aconteceu no domingo (17), denominado “Domingão da Sete de Setembro, contou mais uma vez com a participação do   Detran/RO, que por meio da Divisão de Execução de Campanhas Educativas, atendeu 637 pessoas, entre crianças e adultos. Com uma “Tenda Educativa”. Os educadores ofertaram ao público, orientações sobre segurança no trânsito através de atividades lúdicas – jogos, pintura de desenho e na pele, além de entrega de panfletos com orientações sobre comportamentos seguros no trânsito.

Foram destaques na ação, as participações especiais dos carismáticos mascotes do Detran/RO, “Vidinha” e “Ligadinho”, que fizeram a animação das crianças, durante a manhã. À tarde, tia Vavá e seu boneco “Bacabalense”, também realizaram palestra, enfatizando a segurança das crianças no trânsito.

O diretor-geral do Detran/RO, Léo Moares evidenciou que, a educação de trânsito busca moldar o comportamento das pessoas, com ações pedagógicas, informativas e reflexivas, estimulando o respeito às leis, com ênfase aos direitos e deveres de cada um. 

CRIANÇA SEGURA

Para evitar acidentes no trânsito, é importante que os adultos ensinem as crianças a serem pedestres responsáveis e cuidadosos. Algumas dicas são:

  • Atravessar as ruas olhando para os dois lados, respeitando os sinais e as faixas de pedestres e fazendo contato visual com os motoristas;
  • Não andar sozinho pela rua se for menor de 10 anos e segurar a mão de um adulto pelo pulso;
  • Não brincar em locais perigosos como entradas de garagens, quintais sem cerca, ruas ou estacionamentos;
  • Seguir sempre o mesmo trajeto para ir e voltar da escola, escolhendo o caminho mais seguro e reto;
  • Usar uma lanterna ou materiais reflexivos nas roupas à noite;
  • Não atravessar a rua por trás de obstáculos ou correndo;
  • Caminhar de frente para o tráfego em estradas ou vias sem calçadas;
  • Ter atenção com carros que estão virando ou dando ré;
  • Caminhar em fila única com outras crianças; e
  • Esperar o ônibus parar totalmente e se afastar para atravessar a rua.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Foto: Jarlana Davy e Miro Costa