Rolim de Moura,

Comissão aprova obrigação de o SUS e instituições de longa permanência oferecerem atividades físicas para idosos
Outras comissões da Câmara ainda precisam analisar a proposta

Por Redação
Publicado 19/12/2023
Atualizado 19/12/2023
A A

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 98/20, que torna obrigatória a oferta de atividades físicas para idosos no Sistema Único de Saúde (SUS), nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis) e instituições conveniadas.

As Ilpis são instituições governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, destinadas ao domicílio coletivo de pessoas a partir de 60 anos, com ou sem suporte familiar e em condições de liberdade, dignidade e cidadania.

Pela proposta, de autoria do deputado Felipe Carreras (PSB-PE), as atividades ocorrerão diariamente nas unidades do SUS, nas Ilpis, instituições conveniadas e espaços públicos. Essas atividades deverão ser elaboradas por profissionais de educação física, especificamente para pessoas com mais de 60 anos. 

O relator, deputado Luiz Lima (PL-RJ), recomendou a aprovação do projeto.

De acordo com o Censo de 2022, mais de 32 milhões de brasileiros têm mais de 60 anos. E o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que, em 2055, o número de pessoas com mais de 60 anos supere o de brasileiros com até 29 anos.

 “Uma grande parte desses idosos irá, em algum momento, viver em instituições de longa permanência”, alertou o relator. “A prática coletiva de exercícios não apenas contribuirá para preservar sua saúde física, mas também representará um fator importante para a saúde mental e social, por estimular as interações”, completou Lima.

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram