Rolim de Moura,

CBF divulga ranking de federações e Rondônia ocupa penúltima colocação
Rondônia possui apenas 1.233 pontos e aparece a frente apenas do Amapá.

Por Redação
Publicado 20/12/2023
A A
Foto: Reprodução/Seringueiras Online

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, neste mês de dezembro, o ranking entre as federações que, por sua vez, serve  como um indicador de desempenho das federações estaduais de futebol no Brasil. Ele é calculado com base nos resultados dos clubes filiados em competições nacionais.

Neste novo levantamento, a entidade máxima do futebol brasileiro apontou a Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER), na 26ª posição, ou seja, em penúltimo lugar em um total de 27 federações estaduais - incluindo a Federação Brasiliense de Futebol (FBF). Rondônia possui apenas 1.233 pontos e aparece a frente apenas do Amapá com uma pequena diferença uma vez que a Federação Amapaense somou apenas 1.211.

Esse ranking é relevante pelos seguintes motivos:

  • Distribuição de vagas em competições: O desempenho das federações influencia na distribuição de vagas para os clubes em competições nacionais, como a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Federações melhores colocadas podem garantir mais vagas para os clubes de seu estado.
  • Critérios para acesso e rebaixamento: Em alguns campeonatos estaduais, o ranking pode influenciar nos critérios de acesso e rebaixamento entre divisões, favorecendo ou desfavorecendo determinados clubes.
  • Peso político e administrativo: O ranking pode influenciar o prestígio das federações e, por consequência, o peso político e administrativo delas dentro da estrutura da CBF.

Basicamente, o ranking de federações da CBF serve como uma maneira de classificar e avaliar o desempenho das federações estaduais de futebol com base nos resultados dos clubes filiados em competições nacionais, afetando diretamente questões como vagas em torneios e critérios de competições estaduais.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Foto: Divulgação

Fonte: FFER