Rolim de Moura,

Comissão aprova projeto que prevê política nacional de enfrentamento à violência no ambiente escolar
Texto ainda será analisado pelas comissões de Segurança Pública; e de Constituição e Justiça e de Cidadania

Por Redação
Publicado 09/01/2024
A A
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que inclui o Plano Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Violência no ambiente escolar como um dos instrumentos da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS).

A proposta inclui ainda, entre os objetivos da política, o fortalecimento das ações de prevenção e repressão à violência escolar. Também insere o enfrentamento da violência escolar como uma das políticas a ser auxiliada pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp).

O texto aprovado foi o substitutivo apresentado pelo deputado Diego Garcia (Republicanos-PR) ao Projeto de Lei 1725/23, do deputado Capitão Alden (PL-BA), e ao apensado, o Projeto de Lei 1899/23, da deputada Flávia Morais (PDT-GO).

Produção de dados
Diego Garcia considerou "fundamental" prever o fortalecimento das ações de prevenção e repressão à violência escolar como objetivo da Política Nacional de Segurança Pública.

O relator observou ainda que o Brasil não possui um sistema que mapeie ou produza dados sobre a violência escolar. “Nesse contexto, também é importante a inclusão de objetivos como o registro e a produção de dados sobre a violência escolar no Sinesp”, disse.

A proposta inclui as medidas na Lei 13.675/18, que instituiu o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e criou a PNSPDS.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Segurança Pública; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram