Rolim de Moura,

Rodrigo Pacheco defende fortalecimento de autonomia parlamentar

Por Redação
Publicado 06/02/2024
A A

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, defendeu em seu discurso na inauguração do ano legislativo o fortalecimento da autonomia parlamentar. "Proteger os mandatos é proteger a liberdade de consciência, a liberdade religiosa, a liberdade de imprensa, é proteger a tão necessária liberdade de expressão, que não se confunde com liberdade de agressão", disse.

Pacheco reforçou a intenção de o Senado analisar temas que impactam o Executivo, como o fim da reeleição, a coincidência e o prazo dos mandatos e a forma de financiamento das campanhas eleitorais. Também falou que o Parlamento irá discutir a limitação das decisões monocráticas dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e dos seus mandatos, além da reestruturação das carreiras jurídicas.

Inteligência Artificial
Rodrigo Pacheco afirmou que o Senado analisará até abril proposta que regulamenta o uso da inteligência artificial no Brasil (PL 2338/23). "É imperativo avançar na regulação da inteligência artificial e das plataformas de redes sociais", afirmou.

Outros temas
A pauta socioeconômica também foi citada por Pacheco em seu discurso. Ele defendeu a regulamentação da reforma tributária, a desburocratização do Estado, o combate a privilégio de desperdício com dinheiro público e o tamanho do Estado brasileiro.

"Buscaremos explorar a oportunidade de o Brasil se tornar uma potência mundial na transição energética e na economia verde, segmentos para os quais nosso país é inegavelmente vocacionado", disse o presidente do Senado.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram