Rolim de Moura,

Projeto obriga fabricantes de smartphones a advertir consumidores sobre riscos de uso por crianças
O texto será analisado por três comissões da Câmara dos Deputados

Por Redação
Publicado 09/02/2024
A A

O Projeto de Lei 4362/23 obriga fabricantes de smartphones e tablets a advertir os consumidores sobre os riscos do seu uso por crianças nas embalagens e manuais e também nas peças publicitárias dos produtos. 

Pelo texto em análise na Câmara dos Deputados, deverá ser explicitada a contraindicação absoluta dos produtos para menores de dois anos e o máximo de uma hora diária de uso para crianças entre dois e oito anos. 

Autor do projeto, o deputado Dr. Victor Linhalis (Podemos-ES) cita estudo da Sociedade Brasileira de Pediatria de 2019 intitulado #MenosTelas#MaisSaúde, segundo o qual a exposição prolongada a telas nessas faixas etárias pode causar diversos transtornos. 

Entre eles, atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem, efeitos decorrentes da perturbação da rotina de sono (inclusive hormonais), irritabilidade, ansiedade, depressão e dificuldade de fixar a atenção, além dos riscos inerentes à exposição ao conteúdo disponível na rede de computadores. 

“Temos certeza absoluta de que os pais que permitem que seus filhos pequenos utilizem smartphones e tablets pensariam duas vezes caso fossem adequadamente esclarecidos sobre o assunto”, avaliou o parlamentar. 

Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram