Rolim de Moura,

Projeto prorroga até 2028 a versão atual do Plano Nacional da Educação
Proposta será analisada pelas comissões de Educação e de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados

Por Redação
Publicado 15/02/2024
A A

O Projeto de Lei 6087/23 prorroga até 31 de dezembro de 2028 a vigência do Plano Nacional de Educação (PNE). A versão atual do plano, que é a segunda, termina em 30 de junho próximo. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.

As  autoras do texto, deputadas Adriana Ventura (Novo-SP) e Soraya Santos (PL-RJ), argumentam que a prorrogação é necessária para contornar a precária realização das conferências municipais, estaduais e nacional e discutir o PNE de forma adequada.

As deputadas ressaltam que, após as conferências, o documento final ainda precisará ser discutido no Congresso Nacional. "As experiências anteriores indicam a impossibilidade de aprovar o PNE nos próximos meses", alertam Adriana e Soraya no documento que acompanha o projeto.

As deputadas lembram que o primeiro PNE (2001-11) chegou ao Congresso em março de 1998 e só foi aprovado em janeiro de 2001. A tramitação do segundo (2014-24), apresentado em 2010, terminou em junho de 2014.

Este segundo PNE foi transformado na Lei 13.005/14, sancionada sem vetos. Com objetivo de melhorar os índices educacionais, prevê investimentos equivalentes a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) durante a vigência prevista, de dez anos.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram