Rolim de Moura,

Projeto inclui IDH como critério para ajuda aos municípios em programas de segurança alimentar
A proposta será analisada pelas comissões de Saúde; e de Constituição e Justiça da Câmara

Por Redação
Publicado 21/02/2024
A A

O Projeto de Lei 6174/23 inclui o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) para a classificação dos municípios na Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

“A inclusão desse índice contribuirá para a eficiência na distribuição dos recursos federais, uma vez que direcionará a política para regiões mais carentes e com maior demanda”, defendeu o autor da proposta, deputado Padovani (União-PR).

Para ele, a mudança deverá favorecer a integração nacional e o desenvolvimento econômico e social. “As localidades com baixo IDHM frequentemente enfrentam desafios significativos em relação à segurança alimentar e nutricional”, observou.

Progresso
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) define o IDHM como “um resumo da avaliação do progresso de longo prazo em três dimensões: vida longa e saudável, acesso ao conhecimento e padrão de vida decente”.

O IDHM é um número que varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano de um município. No Brasil, em geral, alcançou 0,766 em 2021 – o que coloca o País na categoria de alto desenvolvimento humano.

Entre as unidades da Federação, quando analisadas em conjunto, Distrito Federal e São Paulo lideram o ranking, com IDHM muito alto. Várias cidades brasileiras apresentam, porém, índices baixo (de 0,500 a 0,599) ou muito baixo (até 0,499).

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Saúde; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Foto: Agência Câmara