Rolim de Moura,

Plano Tático Integrado de Segurança Pública para a Amazônia é debatido durante encontro, em Porto Velho

Publicado 10/04/2024
Atualizado 10/04/2024
A A
Foto: Laura Karime

Com o objetivo de aprimorar a segurança na Região Amazônica, o Governo de Rondônia, em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), promove um encontro estratégico para elaborar o Plano Tático Integrado de Segurança Pública para a Amazônia, em Rondônia (PTI – Rondônia). O evento acontece entre os dias 9 a 11 de abril, na Escola Superior do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia  (ESCON-TCE-RO), em Porto Velho.

O encontro busca fortalecer a cooperação entre os órgãos de segurança pública e desenvolver estratégias integradas, para enfrentar os desafios específicos da região amazônica, visando garantir a segurança e a soberania nacional.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou o compromisso do Estado para fortalecer a área da Segurança Pública. “O encontro representa um marco importante no esforços, para proteger e preservar a região amazônica, refletindo o compromisso com a segurança dos cidadãos e com a preservação desse importante patrimônio natural. Continuaremos trabalhando para implementar as medidas necessárias para garantir um futuro seguro e próspero, para todos os habitantes de Rondônia e para a Amazônia como um todo”, salientou.

O titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Bernardo Vital, reforçou a importância da integração no combate à criminalidade. “A iniciativa, é crucial para fortalecer a estratégia de combate à criminalidade na região. Estamos comprometidos em trabalhar de forma integrada, com todas as instituições e comunidades locais para garantir a segurança no Estado”, afirmou.

ENCONTRO ESTRATÉGICO

Durante o encontro, que conta com a participação de representantes da Diretoria da Amazônia e Meio Ambiente (DAMAZ/PF), e diversos outros órgãos envolvidos, estão sendo realizadas apresentações sobre o Programa Amazônia: Segurança e Soberania (Programa AMAS), e discutidas diretrizes para o Programa Estratégico de Segurança Pública da Amazônia (Pespam), e para os Planos Táticos Integrados de Segurança Pública para a Amazônia (PTI – Amazônia).

As atividades são divididas em quatro oficinas, abordando os seguintes temas:

  • Governança;
  • Operações e Investigações;
  • Inteligência;
  • Logística;
  • Investimentos

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: ALE/RO