Rolim de Moura,

MPRO ministra palestra para alunos em escola pública de Porto Velho

Por Redação
Publicado 16/04/2024
A A

Na tarde da última sexta-feira (12/4), a Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Brasília, em Porto Velho, recebeu a visita do Ministério Público de Rondônia (MPRO), representado pela Promotora de Justiça Lisandra Vanneska Monteiro Nascimento Santos. Durante a palestra intitulada “O Ministério Público e a Escola como Agentes de Transformação Social”, a Promotora conversou sobre uma série de tópicos importantes como o papel do MP, escolha da carreira, bullying, cyberbullying e outros temas.

Para abordar a escolha de uma profissão, preocupação comum nessa fase da vida, a integrante do Parquet rondoniense compartilhou sua trajetória até chegar ao Ministério Público. “Com 16 anos eu estava decidindo minha profissão”, disse ela.

Falou também sobre o papel do Ministério Público e o que significa ser uma Promotora de Justiça. “Ser Promotora de Justiça renova esse ideal, me faz lembrar nosso papel transformador como cidadãos”, afirmou. Sublinhou o papel do MP na defesa da sociedade, garantindo a proteção daqueles que mais necessitam - a criança, o adolescente e o idoso.

Em sua fala, a representante do MP fez um paralelo entre o papel do Promotor e o papel do estudante enquanto cidadão, destacou a importância dos estudantes na sociedade e como eles podem atuar em parceria com o Ministério Público na construção de um mundo melhor. Falou que os desafios enfrentados pelos estudantes e como eles podem impactar positivamente o ambiente escolar.

Um dos principais temas abordados foi o bullying e o cyberbullying, que são grandes desafios no ambiente escolar atual. A palestrante ressaltou a necessidade de combater essas formas de violência para criar um espaço mais seguro e acolhedor. Ela enfatizou que a violência do bullying tem dois alvos: o primeiro é a vítima direta da agressão e o segundo é o espectador dos atos violentos. Ela destacou a importância de não se omitir diante dessas situações. Segundo ela, a atitude do espectador em não se calar pode ser decisiva para salvar uma vida.

O encontro entre MPRO e escola está em consonância com o projeto "MP em Debate Acadêmico" do Centro de Apoio Operacional Unificado - CAOP UNI, esse plano tem o intuito de propagar a importância do Ministério Público brasileiro, bem como de seu papel no estado democrático de direito como instituição maior da defesa da cidadania e dos direitos dos cidadãos.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: MP/RO