Rolim de Moura,

Governo de RO lança Sistema Fiscal Eletrônico nesta terça-feira, 30

Publicado 29/04/2024
A A

Com o objetivo de fortalecer as operações fiscais da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) o Governo de Rondônia lança nesta terça-feira (30), em Porto Velho o Sistema Fiscal Eletrônico versão 1.2 do E-Fisc, do sistema de gestão e execução fiscal eletrônico, visando agilizar, organizar e aprimorar os processos de fiscalização. O lançamento acontece no Palácio Rio Madeira em Porto Velho.


Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha o sistema vai simplificar a forma como as ações fiscais são planejadas, distribuídas e avaliadas.
Entre os benefícios oferecidos pelo sistema estão o cadastro simplificado de notas fiscais, o registro detalhado do tempo de tramitação e a gestão completa dos documentos; tudo de forma digital, reduzindo a burocracia e promovendo transparência e controle nas operações fiscais. A integração com o Sistema de Processo Administrativo Tributário Eletrônico (E-PAT), também elimina a necessidade de documentos físicos durante a tramitação do processo.


Com a automatização de fluxos de trabalho e a integração de bases de dados externas, processos que antes demandavam tempo e recursos, serão realizados de maneira mais rápida e eficiente. Além do lançamento do E-Fisc, o evento evidencia a chegada de 10 novos servidores do Estado, sendo 3 analistas tributários e 7 auditores fiscais aprovados no último concurso, convocados devido à necessidade de reposição do quadro da Secretaria.


O objetivo é dar resposta mais ágil em processos, como pedidos de restituição, isenção de Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para Pessoas com Deficiência (PcD), solicitações de regimes especiais e outros procedimentos. Isso ocorre porque os processos, que antes demandavam tempo para serem acompanhados, passam a ser automatizados em etapas que os tornam mais seguros e ágeis.


Segundo o titular da Secretaria de Estado de Finanças, Luís Fernando, o lançamento do E-Fisc representa um avanço nos serviços prestados ao contribuinte. “Desde 2019, a modernização dos processos da Sefin é considerada um fator estratégico do Governo. Foram automatizados 41 processos físicos, que deram lugar a 22 processos virtualizados, nos últimos cinco anos, contribuindo, decisivamente, para a melhoria dos serviços da Secretaria em diversas áreas. O prazo de julgamento de processos caiu de 5,6 anos, em 2019, para 2,4 anos em 2022, até a otimização na prestação de serviços como pedidos de restituição, isenção de ICMS e IPVA para pessoas com deficiência, pedidos de regimes especiais e muitos outros”, explicou.
 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram