Rolim de Moura,

Projeto Renascer das Águas revoluciona gestão Hídrica em Rondônia
Técnicas inovadoras de recuperação de nascentes promovem sustentabilidade e garantem água de qualidade para propriedades rurais.

Por Redação
Publicado 25/05/2024
A A

No cenário do 11ª Rondônia Rural Show Internacional, destacam-se iniciativas que promovem a sustentabilidade e a preservação ambiental. Entre elas, o Projeto Renascer das Águas, liderado pelo técnico ambiental Jorge Murer, da Prefeitura de Cacoal, tem ganhado reconhecimento pela recuperação de nascentes e gestão eficiente dos recursos hídricos.

O projeto, iniciado como piloto em Cacoal, visa restaurar nascentes degradadas utilizando técnicas de conservação do solo e da água. Com a criação de curvas de nível e barraginhas, o projeto impede a erosão, armazena água e alimenta os lençóis freáticos, tornando nascentes intermitentes em perenes. Essas técnicas não apenas protegem o meio ambiente, mas também garantem o abastecimento de água para a irrigação de culturas e o consumo animal.

A implementação dessas práticas demonstrou resultados impressionantes, como a produção de 50.000 litros de água por dia em algumas propriedades, utilizadas para irrigar sistemas produtivos locais. O sucesso do projeto chamou a atenção de gestores públicos de diversos municípios de Rondônia e até de outros países, interessados em replicar essas técnicas sustentáveis.

Além dos benefícios ambientais, o Projeto Renascer das Águas também recebeu reconhecimento internacional, ganhando o prêmio "Prefeito Empreendedor" da União Europeia. Esse reconhecimento evidencia a importância e o impacto positivo do projeto na promoção de práticas sustentáveis e na conservação dos recursos hídricos.

Para aqueles interessados em saber mais sobre o projeto e como implementá-lo em suas propriedades, Jorge Murer disponibiliza informações e orientações através das redes sociais e da Secretaria Municipal de Agricultura de Cacoal.

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram