Rolim de Moura,

Eclipse lunar parcial é registrado em Porto Velho
Evento coincidiu com os 50 anos da ida do homem a lua.

Publicado 17/07/2019
Atualizado 17/07/2019
A A
Foto: Pedro Bentes/G1

Com visibilidade parcial, o eclipse lunar desta terça-feira (16) pôde ser visto em Porto Velho no início da noite.  Um professor de física da Universidade Federal de Rondônia (Unir) acompanhou. 

A lua em Porto Velho já nasceu eclipsada por volta das 18h10. Devido a localização, a visibilidade do eclipse só alcançou cerca de 20% de visibilidade na região, segundo o coordenador do grupo de astronomia da Unir, Ariel Adorno.

Apesar de ser um evento relativamente comum, o eclipse lunar parcial desta terça foi considerado especial pelos amantes do satélite natural. Isso porque na mesma data comemora-se os 50 anos da primeira ida do homem a lua.

"Parece uma coincidência do destino. Hoje faz 50 anos da missão Apolo 11 na lua e, justamente, temos um eclipse lunar parcial, quando a sombra do sol começa pode ser observada na lua", explica Ariel.

Para não perder nenhum momento do evento, o físico montou um esquema com dois telescópios no condomínio onde mora e contou com a companhia de vizinhos e membro do grupo de astronomia que coordena na Unir.

A sombra que encobriu parcialmente a lua pôde ser vista nitidamente por aproximadamente 30 minutos até que ela retornasse a seu estado natural. O próximo eclipse lunar visível no Brasil será total e está previsto para acontecer somente em maio de 2022.

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Foto: Pedro Bentes/G1
Foto: Pedro Bentes/G1