Rolim de Moura,

Livro em braille “Encanto do rio Madeira: Histórias Ribeirinhas” é lançado em Porto Velho

Publicado 16/08/2019
A A

A professora universitária Nair Ferreira Gurgel do Amaral lançou na sexta-feira (16), na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em Porto Velho, o livro em braille “Encanto do rio Madeira: Histórias Ribeirinhas”.

Destacando a importância do livro para os alunos cegos e com baixa visão , o secretário da Seduc, Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, parabenizou a professora Nair por oferecer uma obra inédita e que vai ser distribuída para os estudantes portadores de deficiência visual e que estão regularmente matriculados nas escolas da rede estadual de Rondônia.

A professora Nair agradeceu a oportunidade de apresentar o livro para diversos alunos da rede estadual cegos e/ou com deficiência visual, destacando o incentivo e apoio que recebeu de toda equipe que compõe a Diretoria Geral de Educação (DGE/Seduc), para que tornasse possível o lançamento do livro.

“O livro é editado em Braille, na versão ampliada, teve como ponto focal os contos regionais escritos por crianças que residem à margem de um dos mais importantes rios da região Norte: o rio Madeira e hoje é uma realidade pela colaboração do Instituto Benjamin Constante (IBC-Rio de Janeiro) que imprimiu 130 volumes a serem entregues aos portadores de deficiência visual e cegos nas escolas da rede estadual”, destacou a escritora.

Diversos estudantes da rede estadual de educação, em Porto Velho, participaram do lançamento do livro, e o estudantes Danilo David Jerônimo Silva, 13, do 7º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Castelo Branco, cego aos dois anos de idade causado por uma enfermidade, fez a leitura em braille do livro e recebeu os cumprimentos do público presente equipe da Gerência de Educação Básica (GEB), por intermédio do Núcleo de Educação Especial, e que é responsável pela execução de ações destinadas a melhoria da Educação Inclusiva no Estado.

O servidor público do Núcleo de Educação Especial da Seduc, Robson André Souza, que é cego, participou do evento e afirmou que a iniciativa da professora Nair é uma importante ferramentas para que outros livros também possam ser editados em Braille e, consequentemente, dar mais opção de leitura para os portadores de deficiência visual e aos cegos.

Todos os membros do Núcleo de Educação Especial(NEE/Seduc) da Seduc marcaram presença no evento literário e a professora Chefe do NEE, Heluizia Patrícia Lara, parabenizou a professora Nair.

Na manhã do autógrafo foram registradas as presenças da diretora da DGE, professora Irany Oliveira; da gerente da GEB, professora Rosane Seitz Magalhães; da bibliotecária Gloria Valadares, da coordenadora Regional de Educação de Ji-Paraná, professora Rosângela Marum; subgerente da DGE, professora Betinha Siqueira, e de chefes de núcleos e de servidores públicos da Seduc interessados no evento literário.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram