Rolim de Moura,

Campanhas de conscientização e mobilizações consolidam ações para vigilância e promoção da saúde no Estado

Publicado 17/04/2024
Atualizado 17/04/2024
A A

Campanhas de conscientização, mobilizações para aumentar a cobertura vacinal, distribuição de insumos e materiais para o combate à dengue e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), foram algumas ações de importante alcance para a vigilância e promoção da saúde, no primeiro trimestre de 2024 .

Em janeiro, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) e a Organização Não Governamental (ONG) “NHR Brasil” renovaram a parceria, para ações de enfrentamento à hanseníase. O Governo de Rondônia ampliou a conscientização e fortaleceu a ação conjunta para a quebra da cadeia de transmissão da doença. O objetivo é alcançar as duas principais metas: zero transmissão e exclusão. A primeira, promove a busca ativa de casos suspeitos e de pessoas que trataram ou que estão em tratamento. Já a zero exclusão prevê a inclusão das pessoas acometidas pela doença, promovendo oportunidades e adaptação ao mercado de trabalho.

Segundo o diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, o processo é contínuo e sistemático, realizado por meio de ações e serviços que visam à proteção e promoção da saúde, através da prevenção e controle de riscos e  agravo às doenças.

VACINAS

Ainda em janeiro de 2024, o Governo distribuiu para todo o Estado as vacinas tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola); tetra viral (contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela), e varicela monovalente. A vacinação da tríplice viral atingiu 99,71% do público-alvo na primeira dose. A segunda dose, que é o reforço e inclui a varicela, atingiu 82,25 % do público.

Priorizando a vacinação de crianças de 1 ano com a tríplice viral, e o reforço, em crianças aos 15 meses de idade, por meio da vacina tetra viral administrada, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde está empenhada em contribuir para a recuperação do certificado de eliminação do vírus do sarampo no Brasil.

A tríplice viral protege contra três doenças infecciosas importantes: o sarampo, a caxumba, e rubéola (perigosa para mulheres grávidas, podendo causar complicações graves no feto). A tetra viral, além das proteções da tríplice, também protege contra a varicela (catapora).

DIAGNÓSTICO E PREVENÇÃO

Ações para o diagnóstico precoce e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e hepatites virais durante o Carnaval de 2024, foram desenvolvidas no início de fevereiro, em parceria com o Ministério da Saúde, secretarias municipais de saúde e instituições não governamentais. Foram distribuídos em todo Estado:

  • 658.000 unidades de preservativos (masculinos e femininos);
  • 38.400 unidades de gel lubrificantes;
  • 26.548 testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C.

HIV

No período carnavalesco, a Agevisa/RO massificou informações sobre os serviços disponíveis, em caso de exposição de risco ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), prestando orientações sobre postos dos serviços de urgência/emergência e assistência especializada em HIV/Aids e hepatites virais, que oferecem a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) e Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP).

INFLUENZA

Também no mês fevereiro, foi realizado o Dia ‘D’ de vacinação contra o vírus da influenza, que contou com a adesão de todos os municípios de Rondônia. A Agevisa/RO distribuiu vacinas, não só para atender o público-alvo prioritário mas também para todos os que procuraram os postos de vacinação.

DENGUE

O processo de mobilização estadual sobre os cuidados, prevenção e combate à dengue, incluindo a distribuição de insumos para o controle do mosquito Aedes aegypti, materiais educativos, e capacitação das equipes técnicas das Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Cacoal, também teve início no primeiro trimestre. Para reforçar o combate ao vírus da dengue e controle da proliferação do mosquito transmissor da doença, o Governo editou o Decreto Estadual nº 28.953, que estabeleceu o dia 16 de março, como marco para a mobilização em prol do combate à infestação do mosquito em todo o Estado.

TUBERCULOSE

O primeiro trimestre marcou a mobilização estadual pelo “Dia Mundial de Combate à Tuberculose”, doença grave, infecciosa e transmissível, que pode levar à morte se não for diagnosticada e tratada precocemente. A campanha, teve como objetivo ampliar a divulgação dos sinais e sintomas da doença em cada município. Durante a ação foi apresentado um panorama da tuberculose no Estado, com destaque para casos de tratamento bem-sucedidos.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram