Rolim de Moura,

Fim do mundo? Asteroide gigante passará próximo à Terra neste sábado (18)

Por 1 News
Publicado 15/01/2020
Atualizado 15/01/2020
A A
Foto: Ilustrativa

Neste sábado, dia 18 de janeiro, um asteroide passará próximo à Terra, conforme informou a Nasa, a agência espacial americana. O corpo celeste estará a cerca de 4,5 milhões de quilômetros do nosso planeta, o que para os leigos é uma longa distância, mas estudiosos sabem que não é bem assim.

O asteroide é chamado de BH2 2009 e ele não será o único que estará aproximando da Terra neste próximo sábado, pois tem um de tamanho menor que passará por volta das 9h30, pelo horário de Brasília.

Este segundo asteroide é o 2020 AH1 e seu diâmetro é de 33 e 75 metros. A Nasa informou que a chance de um asteroide desse atingir nosso planeta é extremamente baixa, só que a agência continua monitorando este e outros corpos celestes, para que o alerta possa ser acionado caso um deles mude sua rota e traga perigo à vida humana.

O asteroide maior tem cerca de 200 metros de diâmetro e estará a uma distância que é cerca de 11 vezes maior do que entre a Terra e a Lua. Ele passará próximo ao nosso planeta por volta das 11h30, pelo horário de Brasília.

A título de comparação, o Cristo Redentor no Rio de Janeiro tem 38 metros de altura, ou seja, bem menor que o 2009 BH2, o asteroide que estará passando próximo ao nosso planeta.

Esse asteroide é classificado como NEO, que é quando um corpo celeste tem sua órbita mais próxima da Terra. Isso não significa que há risco de colisão, mas esses objetos são monitorados o tempo todo pelas agências espaciais.

Muitos acreditam que esses asteroides são um grande risco para a humanidade e que mais cedo ou mais tarde, entrarão em rota de colisão com a Terra. A Nasa garante que pelo menos por enquanto, não há nada a temer.

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: 1 News