Rolim de Moura,

Governo de Rondônia cria Call Center como aliado no combate ao coronavírus

Publicado 27/04/2020
A A
Fotos: Daiane Mendonça

O Governo de Rondônia, por meio da  Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), implanta a partir desta terça-feira (28) o serviço de Call Center para atender a população com casos suspeitos da Covid-19.

“O serviço é fundamental no contato com a população em relação ao coronavírus. Ele nos permite receber avisos de casos suspeitos, acompanhar pacientes cadastrados e orientarmos a população, assim evitando que esse paciente saia de casa em momentos inoportunos”, disse a infectologista Antonieta Machado.

O atendimento será da seguinte forma, quando o cidadão ligar para o Call Center no número 0800-6425-5398, o mesmo responderá às perguntas previamente cadastradas. Conforme as respostas, uma pontuação é atingida. Ficando abaixo de 60 pontos, esse paciente irá receber dicas eletrônicas porque o questionário identificou que não há sintomas sugestivos para o coronavírus. Caso atinja ou ultrapasse essa pontuação (60), a ligação é direcionada para o médico.

Mas se a pessoa for idosa, apresentar alguma comorbidade ou estiver grávida a ligação automaticamente vai direto para o atendimento com o profissional, independente da pontuação, que irá avaliar se há necessidade de atendimento presencial. Caso isso ocorra, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) é chamado para fazer a busca desse paciente. “Lembrando que esse serviço possui busca ativa e com call back, ou seja, ligação de retorno, caso esteja ocupado ou se cair à ligação”, disse o coordenador de Tecnologia da Informação (CTI/Sesau), Felipe Jéferson.

O atendimento diário funcionará 24h. Além de ser rápido, oferece à população qualidade no serviço. “Todas as informações do paciente fica registrado no Hospub (Sistema Integrado de Informatização de Ambiente Hospitalar), onde o próximo plantonista terá acesso e poderá dar continuidade ao atendimento e acompanhamento de todos os casos”, disse Antonieta Machado.

Para o secretário da Sesau, Fernando Máximo, esse serviço é considerado um aliado fundamental nas ações de prevenção e combate à pandemia do novo coronavírus no Estado. “O número de casos da Covid-19 em Rondônia cresce diariamente. Esse serviço de call center irá nos ajudar a monitorar os casos suspeitos e os possíveis confirmados ,e acima de tudo, prevenir o contagio de outras pessoas caso esse paciente saia de casa sem orientações médicas”.

O serviço do Call Center foi desenvolvido pela CTI da Sesau e Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic), em parceria com  Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde (Cetas), que fez o atendimento e treinamento dos médicos.

“Estamos trabalhando para que, até o início da próxima semana, a população também possa ser atendida via WhatsApp, que será o mesmo processo, passando pelo chat bot”, disse Felipe Jéferson.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram