Rolim de Moura,

Rondônia segue orientação do MS e passa a usar remédio no tratamento de Covid-19 em casos leves
Secretaria Estadual de Saúde informou que cloroquina foi distribuída nos municípios e tenta fazer o mesmo com a hidroxicloroquina. Uso é criticado por associações médicas por não ter a eficácia comprovada para o novo coronavírus.

Por G1 RO
Publicado 22/05/2020
A A
Foto: Reprodução/TV Globo

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou nesta sexta-feira (22), por meio da assessoria, que segue as orientações do Ministério da Saúde (MS) sobre o uso da cloroquina para auxílio no tratamento de casos mais leves do novo coronavírus. "Apenas reforçaram o que iríamos fazer", disse a pasta.

O remédio já foi distribuído nos 52 municípios. O Estado ainda tenta fazer o mesmo processo com a hidroxicloroquina. Conforme a Sesau, o paciente faz o uso do medicamento mediante assinatura do termo de livre consentimento de aceitação.

"Temos um quantitativo de hidroxicloroquina e recebemos do Ministério da Saúde mais cloroquina. Ainda fazemos o acompanhamento desses pacientes em nível laboratorial, com eletrocardiograma", complementou.

Além dos casos leves, a secretaria ressaltou que os pacientes considerados em potencial vulnerabilidade, ou seja, com suspeita de contágio com a Covid-19, que podem ter o estado clínico agravado, maiores de 50 anos e diagnosticados com câncer ou hipertensão, por exemplo, podem ser tratados com cloroquina sob intensivo monitoramento.

A Sesau informou que a cloroquina já vinha sendo usada antes da orientação do MS na rede estadual de saúde com orientação médica e que não efetuou mudanças no fornecimento do remédio.

Também informou que pacientes internados em estado grave nas unidades já realizam tratamento com hidroxicloroquina, azitromicina e o uso de anticoagulantes, desde que não possuam alguma contraindicação. Disse ainda que o protocolo utilizado nos pacientes que não estão internados, os considerados leves, são de responsabilidade dos municípios.

A nova orientação para uso no Sistema Único de Saúde (SUS) foi divulgada nesta semana pelo MS.

O presidente Jair Bolsonaro defende o uso da cloroquina no tratamento da doença causada pelo novo coronavírus. Mas não há comprovação científica de que esse remédio seja capaz de curar a Covid-19.

Estudos internacionais não encontraram eficácia no medicamento, e a Sociedade Brasileira de Infectologia não recomenda a utilização. O protocolo da cloroquina foi motivo de atrito entre Bolsonaro e os últimos dois ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich. No intervalo de menos de um mês, os dois deixaram o governo.

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO