Rolim de Moura,

Mais de 80 mil produtores rurais de RO declararam o rebanho bovino
Campanha é voltada para todos os produtores rurais, que fazem a criação de rebanhos bovino, bubalino, suíno, caprino, ovino (animais suscetíveis à Febre Aftosa), além de equídeos e aves

Publicado 02/06/2020
A A
Foto: Divulgação/Idaron

Em menos de um mês de campanha, foram mais de 80 mil produtores rurais de Rondônia que já fizeram a declaração de rebanho, sendo um saldo positivo, em meio a pandemia da Covid-19 e em comparação a declarações realizadas em etapas anteriores, o que se atribui a possibilidade do produtor fazer a sua parte sem precisar sair de casa, declarando via internet, WhatsApp e, partir de 1º de junho, através de ligação telefônica gratuita. Porém, ainda falta 34% dos criadores de rebanho fazer a declaração em todo o Estado.

A campanha tem recebido importante reforço das Secretarias do Governo de Rondônia, dentre outras a Seagri e Casa Civil, além de entidades governamentais como a Emater e não-governamentais (Fefa e Faperon) ligadas ao agronegócio rondoniense.

Recentemente, a campanha foi prorrogada até o dia 30 de junho, de acordo com a Portaria nº 317, publicada no dia 11 de maio, mas a expectativa da Idaron é que toda a declaração seja finalizada antes do prazo final.
 
“É uma determinação do governador Marcos Rocha, que os riscos de exposição ao coronavírus, tanto para o pecuarista como para o servidor da Agência sejam minimizados, devendo ser evitado aglomeração de pessoas nas unidades do Estado e, para tanto, o Governo estendeu o prazo para que todos os produtores tenham tempo de fazer a declaração por meio remoto, seja por telefone ou internet”, explica o médico veterinário e presidente da Idaron, Júlio Peres.
 
De acordo com dados da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), divulgados em novembro de 2019, a agropecuária é um dos setores mais importantes da economia rondoniense e teve sua participação, no valor adicionado ao Estado, elevada de 13,9% para 15%, além de ter crescido 19,6% em volume, entre 2016 e 2017.
 
Call Center
 
A partir de 1º de junho, a Agência Idaron disponibilizará o serviço de call center (0800-643-4337) aos produtores rurais que optarem por fazer a declaração do rebanho por telefone, sendo mais uma opção e facilidade para todos os criadores. Por questões de segurança, somente o proprietário da ficha ou seu procurador, poderá declarar o rebanho, cuja conversa será gravada, garantindo a legitimidade da declaração.
 
“O produtor terá a facilidade de declarar o rebanho de casa, sem precisar se deslocar até a unidade da Idaron da sua localidade. Teremos atendentes que estarão auxiliando e tirando dúvidas daqueles que desejam fazer a declaração, além de atualizar a ficha cadastral junto à Agência Idaron”, disse o diretor executivo da Idaron, Licério Magalhães. O horário de atendimento do call center será de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: IDARON