Rolim de Moura,

Fernando Miguel detalha retorno das atividades no Vasco
Goleiro fala sobre salários atrasados e comprometimento do elenco

Publicado 03/06/2020
A A
Foto: © Rafael Ribeiro/Vasco.com.br/DR - Agência Brasil

O Vasco voltou às atividades e revelou ter 16 jogadores infectados pelo novo coronavírus (covid-19). Quem testou positivo para a covid-19 permanece em isolamento, já o restante do grupo segue o cronograma do clube. O goleiro Fernando Miguel, por exemplo, participa do programa destinado aos atletas e já até concedeu entrevista coletiva, só que pelo canal oficial do Vasco no Youtube. Apesar do retorno, o camisa 1 esclarece que a situação não está normalizada.
“Esse início é lento, gradual, foi um primeiro passo dado e, neste momento, temos feito nossas avaliações físicas e clínicas. Vou ressaltar algo que já venho dizendo: já se vislumbrava esse primeiro passo há algumas semanas, ele foi dado agora. Então eu digo que é o primeiro passo em direção à normalidade. Não é o normal, não é o habitual nosso, mas é o primeiro passo em direção para que a gente enfrente este momento. Eu vejo que o Vasco tem tomado suas precauções. A gente foi testado há pouco mais de uma semana. Ontem quem se reapresentou voltou a ser testado. O clube tem monitorado, tomado todas as medidas para que cada passo seja dado com segurança. Falar que não gera um pouco de ansiedade é mentira, mas a gente precisa ter a consciência de que precisa avançar, que a gente vai avançar e de que segurança 100% só vai ter quando existir uma vacina”.

O elenco vascaíno convive com outros problemas, além da pandemia de covid-19. O clube deve salários a jogadores e funcionários, e conta com a ajuda dos atletas para tentar superar a crise financeira. Um dos líderes da equipe, Fernando Miguel revela que não recebe parte de sua remuneração desde 2019.

“Essa questão financeira é sempre um assunto bastante delicado, mas é importante a gente abordar e falar com clareza e transparência a respeito disso. Não é segredo pra ninguém que esse ano grande parte do elenco ainda não recebeu seus vencimentos. Eu, particularmente, possuo uma parte daquilo [do salário] que eu recebo, desde agosto do ano passado sem receber. Eu digo isso para que o torcedor perceba o nível de comprometimento que esse grupo tem com o clube, com suas causas, com seus objetivos e com seu projeto de reestruturação. Nesses últimos tempos a gente tem tido contato mais próximo com o José Luís Moreira, vice de futebol, e ele nos trouxe uma segurança de que traria alguma solução a curto prazo".

Mesmo com as dificuldades, Fernando Miguel ressaltou o comprometimento do elenco e elogiou o torcedor vascaíno. O goleiro, que tem uma barba característica, fez uma promessa, no mínimo, inusitada.

“Se a gente for campeão da Sul-Americana, da Copa do Brasil ou, até mesmo, [conquistar] uma vaga na Libertadores, o Fernando Miguel tira a barba”.

O Vasco nunca venceu a Copa Sul-Americana e está classificado para a segunda fase da competição, após ter eliminado o Oriente Petrolero, da Bolívia. Na Copa do Brasil, o time disputa a terceira fase e perdeu em casa para o Goiás, por 1 a 0 no jogo de ida. A conquista mais recente de um Campeonato Brasileiro foi em 2000, quando levantou a Taça João Havelange, e a última vez que o Vasco disputou a Libertadores da América foi em 2018, mas acabou eliminado na fase de grupos. 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram