Rolim de Moura,

Recorde em Paranaguá: mega navio receberá 103 mil toneladas de farelo de soja
O Pacific South, de bandeira das Ilhas Marshall, mede 292 metros de comprimento e deve receber aproximadamente 103 mil toneladas do derivado

Publicado 11/06/2020
A A
Foto: Neves/Portos do Parana 6

O navio Pacific South, de bandeira das Ilhas Marshall, vai carregar volume recorde de farelo para uma única embarcação no Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá, disse a empresa Portos do Paraná. Serão 103 mil toneladas do derivado. Este também é o maior graneleiro já recebido no complexo, com 292 m de comprimento e 45 m de largura.[

O navio atracou no fim da tarde de segunda-feira no berço 214, um dos três que compõem o corredor de exportação. As 103 mil toneladas de farelo de soja serão carregadas a partir de três terminais. Cerca de 84 mil toneladas sairão da Coamo; 15 mil da Cotriguaçu; e quatro mil toneladas dos silos públicos (horizontais). Esse é o maior navio graneleiro já recebido no complexo até hoje.

“Tanto o volume, quanto o tamanho do navio, que vamos operar atestam a nossa capacidade operacional. Uma ação desse porte exige trabalhadores portuários qualificados, praticagem experiente e capacidade de infraestrutura, terrestre e marítima”, diz o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

O mega navio veio do porto de Xangai, na China, e chegou na Baía de Paranaguá no último dia 1. Geralmente, os navios que carregam os graneis têm 5 ou 7 porões. Este tem nove porões para receber e transportar todo o farelo que começa a ser carregado.

O carregamento deve levar cerca de cinco dias, se não houver paralisações por chuva ou umidade excessiva, segundo a administração portuária, que cita previsão da empresa responsável pela operação, a Cargill.

O farelo seguirá para o porto de Amsterdã, na Holanda. O volume de 103 mil toneladas supera em 13 mil toneladas o recorde anterior, registrado há pouco mais de um ano. Em 27 de maio de 2019, o navio chinês Lan Hua Hai, de 254 metros, havia carregado 90 mil toneladas de farelo de soja no porto. Desta vez, a embarcação é 38 metros maior.

Em média, segundo a Portos do Paraná, os navios graneleiros recebidos no Porto de Paranaguá medem entre 199 e 229 metros de comprimento e costumam receber pouco mais de 60 mil toneladas de carga (soja, milho ou farelo).

O volume de 103 mil toneladas é suficiente para carregar 3.400 caminhões, supera, em 13 mil toneladas, o recorde anterior registrado há pouco mais de um ano. Em 27 de maio de 2019, o navio chinês Lan Hua Hai, de 254 metros, carregou 90 mil toneladas de farelo de soja.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Foto: Neves/Portos do Parana 6
Foto: Neves/Portos do Parana 6
Foto: Neves/Portos do Parana 6
Foto: Neves/Portos do Parana 6

Fonte: Canal Rural