Rolim de Moura,

Sardinha: governo publica normativa que inova monitoramento
A instrução normativa publicada na sexta-feira, 12, traz também mudanças em relação ao período de defeso

Publicado 15/06/2020
A A

A Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP), do Ministério da Agricultura, quer realizar um novo ordenamento para a pesca da sardinha-verdadeira (Sardinella brasiliensis) em todo o país. Com base nesta diretriz, foi publicada na sexta-feira, 12, no Diário Oficial da União (DOU), a instrução normativa que inova quanto ao monitoramento da atividade, desenvolvendo um sistema para a coleta de informações sobre a sardinha-verdadeira nas indústrias pesqueiras.

O objetivo é gerar informações sobre a espécie para que, em junho de 2021, especialistas da área, técnicos da SAP e representantes do setor pesqueiro avaliem as medidas de gestão adotadas para a sardinha-verdadeira, incluindo o novo período de defeso e as medidas de monitoramento aplicadas neste ano.

A normativa de hoje traz também mudanças em relação ao período de defeso da sardinha, alterando a IN nº 15/2009, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre o período de defeso da espécie. Com as mudanças, a proibição da captura da sardinha-verdadeira passa a valer entre 1º de outubro e 28 de fevereiro. Até então, as suspensões ocorriam entre 1º de novembro e 15 de fevereiro e entre 15 de junho e 31 de julho.

Desenvolvimento sustentável

A atualização do ordenamento da sardinha é uma demanda antiga por parte do setor, segundo técnicos da SAP. Com esse trabalho, a meta é avançar no desenvolvimento sustentável dessa atividade, alinhando ganhos ambientais, econômicos e sociais.

De acordo com a IN, as empresas pesqueiras sob Serviço de Inspeção Federal (SIF) que adquirirem sardinha-verdadeira, diretamente de produtores nacionais, deverão encaminhar à SAP os formulários constantes dos Anexos II e III da publicação de hoje.

Esses estabelecimentos deverão se cadastrar por meio de Formulário Eletrônico a ser disponibilizado na página da SAP. As empresas pesqueiras terão o prazo de 15 (quinze) dias, a contar de hoje (12), data de publicação dessa Instrução Normativa, para adequar-se às novas regras.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Canal Rural