Rolim de Moura,

Projeto de Confúcio assegura às empresas de pequeno porte e microempresas
recursos alocados pelo Tesouro relacionados à Covid, no âmbito do Pronampe, não utilizados em 2020

Publicado 20/08/2020
Atualizado 20/08/2020
A A

Os senadores Confúcio Moura (MDB-RO), Esperidião Amin (PP-SC) e Kátia Abreu (PP-TO) apresentaram, conjuntamente, o Projeto de Lei n° 4.139 de 2020, que destina ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), os recursos reservados pelo Tesouro Nacional, durante a pandemia, que não forem utilizados em 2020.

Na justificativa, os parlamentares argumentam que a Constituição Federal prevê o tratamento favorecido às empresas de pequeno porte, como princípio geral da ordem econômica. Por isso, para aumentar e tornar efetivo o crédito neste momento de pandemia, particularmente o crédito emergencial patrocinado pelo Tesouro Nacional, eles propuseram que os recursos não utilizados até 31 de dezembro de 2020, sejam alocados ao Pronampe.

Segundo eles, a divulgação do crédito às microempresas e empresas de pequeno ajudará a analisar como se comporta a cada período do tempo o crédito para esse importante segmento de economia, que é bastante intensivo em trabalho e importante empregador de mão-de-obra.

No projeto eles propõem, ainda, a obrigatoriedade a todas as instituições financeiras concedentes de crédito que divulguem trimestralmente em suas demonstrações financeiras o fluxo e o saldo do volume de crédito concedido para essas empresas.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Assessoria de Imprensa