Rolim de Moura,

Energisa dobra oferta de energia na região de Nova Dimensão
Importante polo leiteiro do estado, distrito de Nova Mamoré recebeu investimento de R$ 8,3 milhões, que beneficia cerca de 7 mil clientes

Publicado 02/09/2020
A A
Foto: Assessoria

A Energisa duplicou a capacidade de energia fornecida para Nova Dimensão, um dos principais distritos de Nova Mamoré (RO), importante polo leiteiro do estado. Foram investidos mais de R$ 8,3 milhões para beneficiar mais de 7 mil clientes, entre os quais dezenas de laticínios que tem na energia elétrica usada para resfriar o leite um dos seus principais insumos. A infraestrutura construída na região inclui uma nova rede elétrica e uma nova subestação, capaz de transformar a energia de alta em média tensão, que é o nível distribuído pelas redes de distribuição. Com isso, a distribuidora consegue transportar mais energia para a localidade, atender com maior qualidade antigos clientes e ligar novos clientes na rede.   

“Construímos uma rede novinha, com cabos dimensionados para suportar a quantidade de energia que passa por eles, além de projetá-la com uma capacidade que já permite atender ao crescimento da região, com a ligação de novos clientes. Com os investimentos que estamos fazendo, não vai mais faltar energia para quem quer investir no estado de Rondônia”, afirma o diretor-técnico da companhia, Fabrício Sampaio.   

O gerente do departamento de alta tensão, Filipe Lima, explica que todas as novas subestações da Energisa já saem do papel com licença ambiental e respeitando os mais elevados padrões de segurança. No caso de Nova Dimensão, além dos aspectos ambientais, a empresa também precisou lidar com a descoberta de sítios arqueológicos no caminho percorrido pela nova rede. “Tivemos que mudar um pouco o trajeto da rede, o que atrasou um pouco a obra, mas foi um aprendizado importante. Estamos mais alertas para a riqueza arqueológica do estado de Rondônia”, conta.   

O gerente de Construção e Manutenção da Energisa Rondônia, Alfredo João de Brito, conta que antes o município tinha faltas de energia e problemas no nível de tensão, pois a rede estava muito antiga e sem a manutenção adequada. “A construção durou oito meses e seguiu todos os protocolos de segurança e de prevenção ao Covid-19. Toda a rede conta com equipamentos mais modernos e está conectada ao Centro de Operação, em Porto Velho. Isso permite que a energia seja restabelecida de forma remota caso ocorra alguma falha, como um desligamento provocado por um animal”, explica Brito.  

Nova Mamoré tem sua estrutura socioeconômica baseada na indústria agrícola e no comércio de laticínios, mas a estrutura também vai beneficiar pequenos e médios empresários que tem comércios como serrarias, posto de combustível, supermercado, lojas, escolas e postos de saúde, além da população em geral. 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Assessoria de Imprensa