Rolim de Moura,

Polícia Militar forma mais de 200 novos sargentos; eventos de graduação atendem protocolo de enfrentamento à pandemia
Polícia Militar finaliza o Curso de Formação de Sargentos respeitando o Decreto Governamental no enfrentamento ao coronavírus

Publicado 15/09/2020
Atualizado 15/09/2020
A A

A Polícia Militar de Rondônia deu início na manhã de terça-feira (15) a uma sequência de formaturas do Curso de Formação de Sargentos (CFS 2019/2020) atendendo o protocolo de segurança de enfrentamento ao coronavírus. Ao todo, 207 novos sargentos estão sendo formados nos polos de Porto Velho, Vilhena, Ariquemes, Cacoal e Ji-Paraná. O curso é considerado requisito obrigatório para a promoção de cabos da PM à graduação de 3º sargento da Polícia Militar.

Em respeito ao Decreto N° 25.348, de 31 de agosto de 2020, que institui o Sistema de Distanciamento Social Controlado para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo coronavírus, a Polícia Militar programou formaturas em locais distintos e em horários diferentes, separando os 207 novos sargentos por pelotões.

Na parte da manhã de terça-feira, por exemplo, foram realizadas formaturas tanto do 1º quanto do 2º pelotões, no Comando Geral da PM e no Centro de Ensino, respectivamente. A turma do CFS foi dividida em pelotões visando evitar aglomerações.

No período da tarde, mais dois eventos de graduação estão previstos, sendo um às 16h30 e outro às 17h30, também nos mesmos locais. Outras formaturas estarão ocorrendo na próxima sexta-feira (18) no 2º Batalhão de Polícia Militar, em Ji-Paraná, e no 4º Batalhão, em Cacoal.

TECNOLOGIA PARA A CONCLUSÃO DO CURSO

O Curso de Formação de Sargentos 2019/2020 teve início no dia 26 de novembro de 2019, na modalidade de ensino a distância, sob a coordenação geral do coronel PM Rone Herton Dantas. A segunda fase do curso teve início em 27 de janeiro de 2020, de forma presencial, onde os alunos passaram a se dedicar exclusivamente às atividades, com rotinas diárias que envolviam instruções teóricas e práticas, treinamento físico militar e rotinas típicas para a formação do sargento PM.

No entanto, com a pandemia do coronavírus a Polícia Militar, em cumprimento ao Decreto Governamental, interrompeu as atividades por um período para buscar adequações. Após ajustes e planejamento, o curso foi retomado dia 20 de maio, novamente na modalidade de ensino a distância (EaD), com implementação de diferentes formas de avaliação dos alunos, teleconferências, pesquisa acadêmica e sabatinas de trabalhos, entre outros, e com a criação de novas coordenações de pólo, nos municípios de Guajará-mirim, Ariquemes e Vilhena, Ji-Paraná, Cacoal e em Porto Velho.

Para dar continuidade ao curso, a Polícia Militar garantiu o uso da tecnologia para que fossem ministradas as disciplinas ofertadas no método inteiramente EaD, utilizando ferramentas digitais aliadas à interação entre alunos a sargentos e instrutores (tutores), com a Plataforma Moodle, sendo um sistema de código aberto para a criação de cursos on-line, ou seja, também conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

JORNADA DE CONHECIMENTO

Ao longo dos 10 meses de formação, os alunos a sargentos obtiveram conhecimentos em variadas disciplinas, como por exemplo: gestão integrada e comunitária, sistema eletrônico informatizado, uso diferenciado da força, direito administrativo disciplinar militar, polícia judiciária militar dentre outras que forneceram conhecimentos teóricos e práticos para que o sargento esteja capacitado para o exercício de suas funções.

Durante a formatura, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Alexandre Luís de Freitas Almeida, enalteceu o compromisso do governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha com a Segurança Pública e destacou o empenho de cada aluno que agora passam à patente de sargento. “Todos estão honrados e isso demonstra o profissionalismo dos senhores e das senhoras. Demonstra os valores e princípios que estão latentes em suas vidas. As dificuldades se apresentaram, mas, os senhores são prova de que podem superar e isso torna a nossa Polícia Militar avançada e respeitada pela comunidade local. Uma polícia que é vista a nível nacional. Os senhores estão fazendo uma demonstração de que são valorosos policiais militares e que merecem a divisa que honradamente por meio dos seus princípios, dos seus esforços e da sua intelectualidade das bênçãos de Deus, hoje colocaram em vossos braços”, argumentou o comandante.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram